Luigi Mangione enfrentará julgamento em 8 de …

Sociedade e Bem-EstarSaúde MentalLuigi Mangione enfrentará julgamento em 8 de …

Por Jack Queen

NOVA YORK, 6 Fev (Reuters) – Luigi Mangione será julgado ⁠em 8 de junho, acusado de atirar em um executivo de seguro saúde em uma calçada no centro de Manhattan, informou um juiz estadual nesta sexta-feira.

Enquanto era conduzido para fora do tribunal vestindo roupa de prisioneiro e algemas, Mangione disse que a decisão o exporia injustamente a dois julgamentos pelo mesmo crime, devido ao julgamento marcado para 13 de outubro em um caso federal separado.

“É o mesmo julgamento duas vezes. Um mais um é igual a dois. Dupla penalização, por qualquer definição de senso comum”, disse Mangione. Dupla penalização refere-se à doutrina jurídica dos EUA de que as pessoas não podem ser processadas duas vezes pelo mesmo crime.

A advogada ​de Mangione, Karen Agnifilo, contestou a data do julgamento. Ela ⁠disse que ⁠a defesa não estaria pronta a tempo e acusou os promotores de tentarem “dar duas mordidas na maçã”.

Mangione se declarou inocente das acusações de homicídio, porte de arma e falsificação. Ele também se declarou inocente das acusações de perseguição no processo federal.

O juiz da Suprema Corte de Nova York Gregory Carro, que marcou a data do julgamento no caso estadual, expressou frustração com ‌o fato de os promotores federais terem “renegado” a promessa de deixar os promotores estaduais agirem primeiro.

Os promotores ​do gabinete do promotor público de Manhattan, Alvin Bragg, têm ‌pressionado por um julgamento rápido ​na ​esperança de preceder os promotores federais.

Promotores do gabinete do procurador distrital de Manhattan, Alvin Bragg, têm pressionado por um julgamento rápido na esperança de concluir o processo antes dos procuradores federais.

O promotor assistente Joel Seidemann disse durante a ​audiência que os promotores estaduais têm o direito de agir primeiro porque foram os primeiros a prender Mangione.

Mangione, de 27, se declarou inocente das acusações de homicídio e outras relacionadas ao assassinato do presidente-executivo da UnitedHealthcare, Brian Thompson. Autoridades públicas condenaram o assassinato, mas ele provocou uma onda de críticas às práticas do setor de seguros de saúde dos Estados Unidos.

Thompson, que liderava a unidade de seguros de saúde da UnitedHealth Group, foi baleado e morto em 4 de dezembro de 2024, do lado de fora do hotel Hilton, onde estava hospedado para uma reunião com investidores.

Mangione foi preso na Pensilvânia após uma caçada humana de cinco dias e está preso desde então. Ele se tornou um herói popular online para alguns norte-americanos que condenam os altos custos dos cuidados de saúde e denunciam as práticas de recusa das seguradoras.

Os promotores estaduais ⁠inicialmente acusaram Mangione de terrorismo, mas Carro rejeitou essa acusação após concluir que não havia provas suficientes para demonstrar ‌que as supostas ações de Mangione tinham como ⁠objetivo influenciar a política pública.

Procuradores federais do gabinete do procurador federal para o Distrito Sul de Nova York apresentaram separadamente acusações de homicídio, porte de arma e perseguição contra Mangione e afirmaram que iriam ‍pedir a pena de morte.

O juiz responsável pelo caso rejeitou as acusações de homicídio e porte de armas por uma questão técnica jurídica em ​janeiro. ‌Isso eliminou a possibilidade de pena de morte, mas Mangione pode pegar prisão perpétua se for condenado por perseguição.

Fonte: antena1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
10 - 2 = ?
Reload

This CAPTCHA helps ensure that you are human. Please enter the requested characters.

Novidades

Países reafirmam futuro digital centrado nas pessoas e salvaguardas para IA

A Assembleia Geral da ONU realizou uma reunião da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação, Wsis+20, que foi um processo lançado no início...

KS Cosméticos amplia portfólio com marcas coreanas e consolida liderança em K-Beauty no Brasil

Medicube, Beauty of Joseon, Tocobo, VT Cosmetics e Purito chegam ao portfólio da marca com produtos 100% originais e regularizados pela...

O Caminho para uma Vida Saudável com Matheus Oliveira 

Nutrição equilibrada, hábitos sustentáveis e bem-estar duradouro.A nutrição é uma das bases fundamentais para manter a saúde e o bem-estar. Uma alimentação equilibrada fornece...

Pesquisa revela hábitos dos turistas …

A pesquisa Turismo Internacional no Brasil: o comportamento de cinco mercados, realizada pela Embratur, em parceria com a Visa e o Instituto Ipsos, revelou...

Paralisação do governo dos EUA se aproxima sem …

Por Andy Sullivan e Richard Cowan e Bo Erickson e David MorganWASHINGTON (Reuters) - Os Estados Unidos se preparam nesta...