Inserir a sardinha no cardápio é uma escolha inteligente para quem busca sabor e saúde no mesmo prato.
Presente em almoços de família, receitas caseiras e até nas versões mais sofisticadas da culinária, esse peixe de sabor marcante conquistou espaço pela praticidade.
Benefícios da sardinha
O ômega-3 presente no pescado pode atuar reduzindo os marcadores inflamatórios e diminuindo a agregação plaquetária, o que ajuda a evitar problemas cardiovasculares.
A sardinha também pode melhorar a função dos vasos sanguíneos e, com isso, seu consumo regular contribui para uma circulação mais eficiente e para a proteção das artérias.
O ideal é consumir ao menos duas porções de peixe por semana. Essa frequência é suficiente para aproveitar todos os efeitos positivos sem exageros, segundo a matéria de Regina Célia Pereira ao Estadão Saúde.
Apesar de todos os benefícios, a sardinha deve fazer parte de um estilo de vida equilibrado. Nenhum alimento faz milagres sozinho e, por isso, a prática de hábitos saudáveis continua sendo essencial.

Sardinha Foto: Takahashi Yuji/ Adobe Stock
Na cozinha
Versátil e saborosa, o peixe combina com diversos tipos de preparo. Pode ser servida grelhada, assada, em molhos, massas ou saladas.
A versão fresca é a mais recomendada, mas as opções enlatadas também podem ser uma boa alternativa.
Tartar com ovas de ouriço e sardinha curada
Criação do chef Thiago Cerqueira Lima, do Loup, esse prato contém uma combinação sofisticada que ressalta textura, frescor e sabor marcante do mar. Veja a receita completa.

Tartar com ovas de ouriço e sardinha curada Foto: Sérgio Castro|Estadão
Sardinha à preguiçosa
Esse preparo é excelente para quando você estiver com preguiça de fazer o jantar, mas com vontade de comer algo saboroso. Veja a receita completa.

Sardinha à moda preguiçosa Foto: Felipe Rau/Estadão
Qual é a melhor sardinha em lata?
O Paladar reuniu uma equipe de jurados para avaliar os melhores rótulos de sardinha em lata vendidos nos supermercados. Veja o teste completo.

Qual é a melhor sardinha em lata? Foto: Leo Martins/Estadão
