Apenas seis cursos de medicina têm nota máxima …

Sociedade e Bem-EstarSaúde MentalApenas seis cursos de medicina têm nota máxima …

Dos 309 cursos de medicina que foram avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) via Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), aplicado em 2023, apenas seis tiraram nota 5, o mais alto conceito do exame. Do grupo dos mais bem avaliados, cinco estão no estado de São Paulo e um em Minas Gerais. Os resultados foram divulgados na última sexta-feira (11).

Apenas um dos cursos de nota 5 é público e cinco são de instituições particulares:

  • Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) – Pública
  • Universidade do Oeste Paulista (Unoeste/ SP) – Privada
  • Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP/SP) – Privada
  • Centro Universitário Governador Ozanam Coelho (UNIFAGOC/MG) – Privada
  • Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE/SP) – Privada
  • Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (UniSalesiano/SP) – Privada

Conceitos

Ainda em relação ao curso de medicina, quatro ficaram sem avaliação por não terem formandos em número suficiente. 119 cursos chegaram à nota 4, 156 tiveram a nota 3, 22 tiraram nota 2 e dois ficaram com nota 1. O conceito final é extraído das avaliações do desempenho dos estudantes, da infraestrutura e instalações das instituições, dos recursos didático-pedagógicos, do corpo docente e de um questionário para o estudante.

Saúde na frente

Ao todo, o Enade 2023 avaliou 9.812 cursos em todo o Brasil. Segundo o MEC, numa escala de 0 a 100, os cursos da área de saúde e bem-estar que mais se destacaram foram medicina (65) e fisioterapia (53,67). Os cursos de arquitetura e urbanismo (56,94), engenharia ambiental (55,22) e segurança do trabalho (52,62) também tiveram destaque.

Em 2023, Enade avaliou as seguintes áreas em bacharelado: agronomia, arquitetura e urbanismo, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de alimentos, engenharia de computação, engenharia de controle e automação, engenharia de produção, engenharia elétrica, engenharia florestal, engenharia mecânica e engenharia química.

Entre os cursos da área de saúde, além de medicina foram avaliados biomedicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina veterinária, nutrição, odontologia, zootecnia. E, da área de tecnologia, fizeram a prova formandos nos cursos de agronegócio, estética e cosmética, gestão ambiental, gestão hospitalar, radiologia e segurança no trabalho.

A distância

Ao todo, 7.857 cursos presenciais foram avaliados e 492 tiveram o mais alto conceito (o que representa 5% do total). Entre os cursos a distância, estudantes de 623 cursos fizeram o Enade e apenas seis tiveram o mais alto conceito (o que significa 0,9%).

Fonte: antena1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
5 * 2 = ?
Reload

This CAPTCHA helps ensure that you are human. Please enter the requested characters.

Novidades

Novo desafio para empresas em 2026: formar equipes não é mais diferencial; agora é sobrevivência

Reter talentos e formar equipe ainda seguem sendo desafios enfrentados pelas empresas que precisam de investimento rápidoO ano de 2026 consolida uma mudança estrutural...

Inovax Cosméticos estreia no mercado com proposta de democratizar tecnologias capilares de alta performance

Com mais de duas décadas de trajetória no setor cosmético, a especialista Patricia Antonio, que também atuou como consultora para grandes...

Leilão inédito de itens da Princesa Diana moviment…

A Julien’s Auctions, empresa...

Polêmico, fashion, bizarro? Os looks icônicos de L…

Se tem uma moça que a moda adora é Lady Gaga. Estrela pop e vencedora do Oscar, ela também é um dos maiores ícones...

Acessórios atemporais que melhoram qualquer roupa

Os acessórios atemporais vão além da nostalgia e são mais uma questão de autoconfiança. Eles sinalizam sabor sem se esforçar muito e confiança sem...