Projeto do Unops permite que a educação continue no sul da Ucrânia

CulturaProjeto do Unops permite que a educação continue no sul da Ucrânia

O Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos, Unops, em parceria com a Dinamarca, apoia o regresso da educação presencial às comunidades no sul da Ucrânia. A agência reabilitaabrigos subterrâneos em espaços seguros para a aprendizagem.

A iniciativa integra o projeto conjunto Restauração de Comunidades e Infraestrutura Social, que atua na recuperação de edíficios públicos essenciais e na criação de condições para a reconstrução das comunidades locais. Uma das ações mais recentes beneficiou o Liceu de Inhulka, a única escola da aldeia na região de Mykolaiv.

Realidade atual da educação

Na Ucrânia, os alunos apenas podem frequentar escolas que possuam um abrigo certificado pelo Estado, cuja capacidade define o número de crianças que cada escola pode acomodar. Quando o alarme de ataque aéreo soa, professores e alunos deslocam-se para os abrigos no subsolo. Caso não exista um abrigo disponível, ou se este estiver em más condições, a escola só pode oferecer ensino online.

A entrada do abrigo recém-renovado conta com um elevador, garantindo acessibilidade a todos os alunos

A entrada do abrigo recém-renovado conta com um elevador, garantindo acessibilidade a todos os alunos

O engenheiro do Unops responsável pelas obras em Inhulka, Hryhorii Komisarov, afirmou que a educação ucraniana tem enfrentado muitas dificuldades. A criação de abrigos adequados ajuda “futuras gerações a permanecer e crescer na Ucrânia”.

Renovação de infraestruturas escolares

Entre dezembro de 2024 e setembro de 2025, o Unops realizou obras de renovação em dois abrigos subterrâneos do Liceu de Inhulka, transformando-os em espaços de aprendizagem seguros e acolhedores.

Graças às intervenções, a escola conta agora com dois espaços equipados para acolher até 250 pessoas, o suficiente para abrigar os 239 alunos matriculados.

Desde 2021, a escola acolhe crianças de Inhulka e de aldeias vizinhas, tendo enfrentado uma pressão significativa para retomar o ensino presencial. Segundo o diretor da escola, Vadym Kobylinskyi, os alunos podem agora continuar a aprender sem perder o ritmo num “ambiente acolhedor, confortável, bem iluminado e quente”.

Fonte: veja.abril

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
10 * 5 = ?
Reload

This CAPTCHA helps ensure that you are human. Please enter the requested characters.

Novidades

Lei facilita pedido de residência para …

Uma lei que facilita a autorização de residência para brasileiros que chegam a Portugal como turistas foi publicada no Diário da República.Com o prazo...

MasterChef Creators: quem foi o eliminado do 1º episódio?

Nesta terça-feira, 6, estreou o primeiro episódio do MasterChef Creators. Sob a apresentação de Fih e Edu, do Diva Depressão, a atração iniciou sua...

Lei Seca e Multas de Trânsito: O Cenário Crítico no Brasil e DF e Como Especialistas Podem Salvar Sua CNH

Os homens representam 90% das infrações, com idade média de 39 anos, mas têm 42% menos probabilidade de recusar o bafômetro que as mulheres. São Paulo lidera com 696.378 recusas, seguido pelo Distrito Federal com 163.894 casos.

Saiba fazer bolinho de carne crocante

Veja também: Esse é o melhor tipo de carne para fazer carne moídaAprenda truques de chef para o melhor preparo de carne moída.Matéria completaVeja...