Governo reduz para 15% o limite de …

Sociedade e Bem-EstarSaúde MentalGoverno reduz para 15% o limite de …

O governo federal anunciou nesta terça-feira (04) a redução de 20% para 15% do limite de alimentos processados e ultraprocessados na merenda das escolas públicas. Pelo plano, a taxa cairá para 10% em 2026.

O objetivo é oferecer uma alimentação mais saudável aos estudantes, com cardápios mais equilibrados. A medida impacta 40 milhões de alunos em quase 150 mil unidades, que fornecem aproximadamente 10 bilhões de refeições por ano.

O texto também regulamenta a aquisição de alimentos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) via agricultura familiar, com prioridade para assentamentos de reforma agrária, comunidades indígenas e quilombolas e grupos formais e informais de mulheres. Atualmente, no mínimo 30% dos recursos do Pnae devem ser obrigatoriamente destinados à aquisição de produtos da agricultura familiar.

De acordo com o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional 2023, do Ministério da Saúde, a cada sete crianças brasileiras, uma está com excesso de peso ou obesidade. A média global é de 5,6%. Entre os adolescentes, a taxa é ainda mais alta: 33%.

Fonte: antena1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Novidades

Fernando de Noronha volta a receber aviões a jato

O Aeroporto de Fernando de Noronha (PE) voltará a receber aviões a jato a partir desta terça-feira (18). A Agência Nacional de Aviação Civil...

Cuidar da saúde mental dos colaboradores não é mais diferencial. É questão de sobrevivência e liderança

A saúde emocional dos trabalhadores brasileiros chegou ao limite — e os números não me deixam mentir. Em 2024, o país bateu um triste recorde: 472 mil afastamentos concedidos por transtornos psicológicos, segundo dados do INSS. Isso representa um crescimento de 68% em relação ao ano anterior. Na prática, quase meio milhão de pessoas não suportaram a pressão e precisaram parar. Estamos adoecendo dentro dos ambientes que deveriam nos impulsionar.

Onde comer a melhor batata-frita de São Paulo, segundo chefs

Comemorado em 30 de maio, o Dia da Batata-Frita celebra um dos maiores consensos da gastronomia mundial. Em São Paulo, o prato aparece de...

Natura é reconhecida internacionalmente por emissão de títulos sustentáveis ligados à Amazônia

Multinacional de cosméticos brasileira ganhou o prêmio Environmental Finance’s Sustainable Debt Awards 2025 na categoria “Título empresarial de sustentabilidade do ano” A...