Fiocruz anuncia primeira IA para registro de …

Sociedade e Bem-EstarSaúde MentalFiocruz anuncia primeira IA para registro de …

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançou nesta segunda-feira (24) uma inteligência artificial generativa para o registro de pesquisas clínicas. A expectativa é que Rebec@, nome dado à IA, possa responder sobre documentos e prazos para submissão de registros, tipos de estudos, regras para a aprovação e para se tornar voluntário em pesquisas.

As pesquisas clínicas são estudos feitos em pessoas para medir segurança e eficácia de novos medicamentos, vacinas e procedimentos de manejo clínico.

Segundo a Fiocruz, Rebec@ está conectada a uma base de aprendizagem atualizada em regulação e boas práticas em pesquisa clínica. Ela funcionará 24 horas por dia e sete dias por semana.

A previsão é incorporar, ainda este ano, o atendimento fast-track para estudos com todos os patógenos definidos como prioridade pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na América Latina. O lançamento global das inovações está previsto para o dia 20 de maio, Dia Internacional dos Ensaios Clínicos, na 78ª Assembleia Mundial da Saúde, em Genebra.

“Cada funcionalidade tem um custo baixíssimo e é sustentável não só porque otimiza recursos hoje. O efeito é exponencial, com externalidades positivas cumulativas que afetam toda cadeia de inovação. Agilizar a colaboração científica nacional e internacional e a transparência da informação é agilizar a chegada segura de vacinas ou outras inovações à sociedade. O impacto no SUS é direto”, destacou a vice-presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz, Maria de Lourdes Aguiar Oliveira.

Fonte: antena1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Novidades

sunga é um item essencial

Partiu praia ou então piscina? Sunga para curtir o verão ...

Louis Vuitton abre restaurante em Bangkok

Fui até Bangkok para descobrir o trabalho do Gaggan Anand, considerado um dos melhores chefs do continente asiático. Sua cozinha é espetacular no sentido...

Na ONU, escritora brasileira defende tecnologia e educação na promoção de mais inclusão

A professora brasileira Djamila Ribeiro considera que usar mais intensamente tecnologias para permitir a comunicação e promover a educação sobre equidade podem reforçar a...

Protagonismo feminino bateu recorde nas maiores bilheterias dos EUA em 2024

42% dos 100 filmes de maior bilheteria nos Estados Unidos em 2024 foram protagonizados por mulheres, de acordo com um estudo da Universidade Estadual...