
Metzi Restaurant | foto: Nani Rodrigues
Creio que muitos paulistanos devam ao Metzi o aprendizado de que comida mexicana não se resume a nachos cobertos de cheddar derretido e tacos de chili com carne. No Metzi, essa versão “gringa” da culinária do México simplesmente não existe. O que tem lá? Uma experiência gastronômica autêntica, moderna e cheia de alma, criada pelos chefs Luana Sabino e Eduardo Ortiz, que também se utilizam de ingredientes brasileiros em seus pratos.
E agora tem uma novidade que: o Metzi finalmente abre para almoço na sexta-feira. Ou seja, a melhor desculpa para começar o fim de semana mais cedo, com direito ao que é, para mim, o melhor guacamole que este país já conheceu.
A dupla de chefs, que já provou seu talento ao colocar o restaurante na 18ª posição do Latin America’s 50 Best Restaurants (atualmente o restaurante figura na 27ª posição), reformulou o menu degustação. São oito tempos que passeiam entre o Brasil e o México, mostrando que esses dois países têm mais em comum do que apenas o amor por uma boa pimenta. A começar pelas entradas: bocolito de polvo com purê de feijão branco e cambuci, infladita de milho com pescado chiletoreado e aguachile de carambola com chile mixe e tanajura.

Chef Luana Sabino | foto: Nani Rodrigues
E como comida boa merece uma taça à altura, o novo menu vem com uma carta de vinhos harmonizada pelas sommelières Daniela Bravin e Cassia Campos. A dupla estudou como os rótulos poderiam brincar com os sabores, equilibrando a picância e as texturas dos pratos.
Os pratos principais continuam no mesmo nível de sofisticação e conforto. Tem huatape de pescados, um caldo potente de peixe defumado que esquenta até alma, peixe do dia com queijo tulha e ikura, e a irresistível costela de porco duroc em recado negro, servida com tortilhas feitas na casa. Aqui, nada de taco durinho de supermercado. O negócio é pegar a carne suculenta, montar do seu jeito e ser feliz.
Se a sobremesa sempre merece um espaço especial, no Metzi isso é lei. Entre as opções, tem uma versão repaginada do bañuelo, aquele bolinho de rua mexicano, transformado em um mil folhas de mascarpone com mel de abelha jataí e sorvete de lírio. Para os chocólatras, o tamal com texturas de chocolate encerra a noite com chave de ouro.
Mas, calma, se você não quer embarcar no menu degustação, há uma baita salvação no menu à la carte. Clássicos da casa, como a tostada de atum e o peixe a la talla, continuam firmes e fortes, acompanhados de novidades como lulas com salsa veracruzana e pão de fubá de milho crioulo. E, para quem gosta de uma salada bem feita, a sucrine grelhada com queijo tulha e bottarga é uma versão sofisticada da clássica Caesar Salad – que, para quem não sabe, nasceu no México.

Chef Eduardo Ortiz | foto: Nani Rodrigues
Para acompanhar tudo isso, o bar do Metzi possui uma carta de drinks criada pelo bartender Allan Suarez, premiado no World Class México, que celebra os destilados de agave. O Negroni & Julieta, com mezcal e toque de goiabada, é um exemplo perfeito dessa fusão de culturas. Para beliscar, as quesadillas de chicharrón e os tacos de barbacoa fazem sucesso até altas horas.
Em resumo, fui almoçar lá em uma sexta-feira e adorei. Para mim, o menu degustação no almoço tem um toque especial – é uma maneira deliciosa e descontraída de começar o fim de semana. Quem gosta de almoçar com calma e saborear cada detalhe, como eu, vai se encantar ainda mais com a experiência.
Não tem jeito melhor de entrar no clima do fim de semana do que comendo muito bem e tomando algo à altura. Tex-Mex? Aqui não. No Metzi, a comida mexicana é de verdade.
Serviço – Metzi Restaurant
Rua João Moura, 861, Pinheiros, São Paulo-SP
Funcionamento:
Jantar: terça-feira a sábado, das 19h às 23h
Almoço: sexta-feira e sábado, das 12h às 15h