Visita do papa é bênção para pacientes …

Sociedade e Bem-EstarSaúde MentalVisita do papa é bênção para pacientes …

JAL EL DIB (Reuters) – A equipe do Hospital Psiquiátrico De La Croix, no Líbano, está celebrando que a visita do papa Leão dará aos seus cuidadores e residentes, muitas vezes abandonados por suas famílias, finalmente o reconhecimento.

Fundado em 1952, o hospital administrado pela igreja é uma das poucas instalações de saúde mental no Líbano, um país onde as pessoas diagnosticadas com doenças psiquiátricas podem sofrer estigma social e onde os hospitais públicos são severamente subfinanciados.

O De La Croix é administrado por freiras da ordem franciscana, que cuidam de cerca de 800 pacientes. Leão visitará o hospital em Jal el-Dib, ao norte da capital Beirute, em 2 de dezembro, o último dia de sua primeira viagem ao exterior.

O prédio está sendo recém-pintado e cerca de 50 pacientes estão ensaiando para um recital de coral em sua homenagem.

‘Sua Santidade o papa, só pelo fato de visitar o De La Croix Hospital, já é uma prova de que ele se importa’, disse a Irmã Rose Hanna.

‘Há muitas famílias que não visitam ou pessoas que não se importam com esse grupo marginalizado’, afirmou ela.

O hospital sobreviveu a décadas de instabilidade no Líbano, mas os últimos seis anos foram particularmente desafiadores.

O colapso financeiro do Líbano esvaziou os cofres do Estado, a pandemia da Covid-19 trouxe riscos extras e os últimos dois anos de guerra deixaram o De La Croix dependente do que Hanna chamou de ‘providência divina’.

O Estado libanês dá ao hospital US$15 por dia por paciente, mas Hanna disse que custa US$75 por dia para cuidar totalmente de cada residente.

‘Como estamos conseguindo viver? Eu não sei. Estamos vivendo por um milagre’, declarou ela.

Madre Marie Makhlouf disse que as Irmãs Franciscanas estavam prontas para receber o papa ‘com total simplicidade’.

‘Essa graça que está chegando até nós vai nos abraçar, nos mudar e nos fazer sentir que não fomos abandonadas em um momento em que estávamos realmente lutando’, afirmou Makhlouf à Reuters.

(Reportagem de Emilie Madi)

Fonte: antena1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
7 * 5 = ?
Reload

This CAPTCHA helps ensure that you are human. Please enter the requested characters.

Novidades

Por que quase todos os zíperes do mundo têm ‘YKK’ gravado? O motivo vai te surpreender

Você já viu essas três letras em zíperes dezenas de vezes, desde jeans à mochila, mas nunca se perguntou o que significam. Até agora...

Alphaville recebe o Esquenta 2026: dois dias de imersão, autoconhecimento e planejamento para mulheres empreendedoras

Evento liderado por Islaine Cruz, reunirá nomes como Tiago Brunet, Dra. Suleima Cury, Bruno Avelar e Ana Lisboa nos dias 03 e 04 de...

fragrâncias que traduzem o frescor e a energia da primavera-verão

Combinando notas florais, frutadas e o toque solar da estação, a linha homenageia a pluralidade e a energia das mulheres brasileiras A...

Bombom de cachaça: sobremesa prática com recheio cremoso

Veja também: mousse de chocolate com cachaçaSe gostou do bombom, vale a pena conhecer esse mousse de chocolate intenso com notas alcoólicas de cachaça.Receita...

Pró-Sangue de SP opera com estoque de O negativo …

A Fundação Pró-Sangue, que atende mais de 80 unidades de saúde na região metropolitana de São Paulo, informou que registrou uma queda expressiva de...