Unesco premia Piauí por incluir inteligência …

Unesco premia Piauí por incluir inteligência …

O projeto “Piauí Inteligência Artificial” foi premiado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), durante cerimônia realizada na Universidade do Bahrein. A iniciativa da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC-PI) foi desenvolvida pelo Instituto Federal Farroupilha (IF Farroupilha), pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O objetivo do trabalho é integrar a inteligência artificial (IA) ao currículo das escolas públicas do estado e torná-la disciplina obrigatória nos ensinos fundamental e médio. Ao todo, concorreram 86 iniciativas internacionais, propostas por mais de 50 estados-membros e organizações não-governamentais.

No 20º aniversário do prêmio, que teve como tema “Preparando alunos e professores para o uso ético e responsável da inteligência artificial”, quatro projetos foram reconhecidos — do Brasil, da Bélgica, do Egito e do Reino Unido

De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), as aulas do “Piauí Inteligência Artificial” beneficiam mais de 90 mil alunos por ano, em 540 escolas públicas piauienses, e já capacitaram mais de 680 professores. O objetivo é prepará-los para enfrentar os desafios do mundo moderno e aproveitar as oportunidades trazidas pela revolução tecnológica. A formação aborda aspectos como curadoria de dados, aprendizagem de máquina e processamento de linguagem natural, combinando teoria e prática.

O júri internacional destacou o projeto como um modelo abrangente e inclusivo, capaz de empoderar educadores e agentes sociais para a promoção do uso ético e responsável da inteligência artificial na educação.

Prêmio

Criado em 2005 com o apoio do Reino do Bahrein, o Prêmio Unesco Rei Hamad Bin Isa Al-Khalifa para o Uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação reconhece indivíduos e organizações que promovem o uso criativo e responsável das tecnologias para aprimorar a aprendizagem. O prêmio já foi concedido a 34 projetos de 21 países, selecionados por um júri internacional composto por cinco especialistas renomados na área. Cada projeto recebeu um prêmio de US$ 25 mil.

Fonte: antena1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
5 + 2 = ?
Reload

This CAPTCHA helps ensure that you are human. Please enter the requested characters.

Novidades

Jorginho Mello crava MDB como vice em 2026

Jorginho Mello confirma MDB na vaga de vice, em 2026Foto: Leo Munhoz/Secom/NDO governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), confirmou nesta sexta-feira(17),...

Uyuni: o maior deserto de sal do mundo é um espetáculo garantido

Nem só de salar se faz Uyuni. Sim, o maior deserto de sal do mundo é um espetáculo garantido: nesse setor do altiplano boliviano...

Geração Z quer mais filmes sobre amizade, diz …

A Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) divulgou sua pesquisa anual “Adolescentes e Telas”, sobre o consumo de mídia audiovisual na Geração Z....

Curso de PNL movimenta Feira de Santana com abordagem prática e transformadora

Imersão em PNL conduzida por André Kaercher atrai participantes de todo o Brasil para uma jornada prática de transformação pessoal e profissional em Feira de Santana.