Papa Leão condena maus-tratos a imigrantes como …

Sociedade e Bem-EstarSaúde MentalPapa Leão condena maus-tratos a imigrantes como …

Por Joshua McElwee

CIDADE DO VATICANO (Reuters) – O papa Leão condenou nesta quinta-feira os maus-tratos aos imigrantes como um ‘crime grave’, prosseguindo com uma mensagem de boas-vindas aos migrantes semanas depois de criticar as políticas anti-imigração do presidente dos EUA, Donald Trump.

Leão, o primeiro papa norte-americano, não mencionou Trump ou suas políticas especificamente em uma reunião no Vaticano com organizações internacionais de base, mas disse que os governos tinham uma ‘obrigação moral de fornecer refúgio’ aos migrantes necessitados.

‘Com o abuso de migrantes vulneráveis, estamos testemunhando não o exercício legítimo da soberania nacional, mas sim crimes graves cometidos ou tolerados pelo Estado’, disse o papa.

‘Medidas cada vez mais desumanas estão sendo adotadas — até mesmo celebradas politicamente — que tratam esses ‘indesejáveis’ como se fossem lixo e não seres humanos’, disse ele.

Leão, eleito em maio para substituir o falecido papa Francisco, tem aumentado sua desaprovação em relação ao tratamento dado pelo governo Trump àqueles que buscam uma vida melhor no exterior, atraindo uma reação acalorada de alguns católicos conservadores proeminentes.

Em seu primeiro documento importante, publicado em 9 de outubro, ele fez um apelo para que o mundo ajudasse os imigrantes e invocou uma das críticas mais fortes de Francisco a Trump.

Em setembro, Leão criticou o tratamento ‘desumano’ dos imigrantes nos EUA e questionou se as políticas de Trump estavam de acordo com os ensinamentos pró-vida da Igreja Católica.

No discurso desta quinta-feira, focado nas necessidades dos pobres do mundo, Leão também criticou a crescente desigualdade econômica, os lucros obtidos por empresas farmacêuticas e a exploração de mineração de materiais, como coltan e lítio, usados em dispositivos modernos.

‘Sua extração depende da violência paramilitar, do trabalho infantil e do deslocamento de populações’, disse o pontífice sobre a atividade de mineração.

‘A competição entre as grandes potências e as grandes corporações pela (sua) extração representa uma grave ameaça à soberania e à estabilidade dos Estados pobres’, disse ele.

Leão disse que o sucesso da indústria farmacêutica ‘representa um grande progresso para alguns, mas não sem ambiguidade’.

Ele criticou o uso do fentanil nos Estados Unidos, parte de uma crise que já matou cerca de 450.000 norte-americanos.

O papa também repetiu uma frase frequentemente usada por Francisco, pedindo que a Igreja Católica se torne ‘uma Igreja pobre para os pobres’.

Fonte: antena1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
6 - 3 = ?
Reload

This CAPTCHA helps ensure that you are human. Please enter the requested characters.

Novidades

Liderança Empreendedora: Como Inspirar Inovação e Criar Culturas de Sucesso

Em outubro, o Brasil celebra o mês do Empreendedor, uma data que homenageia a criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno...

entenda como identificar o transtorno

Saber os sintomas da compulsão alimentar é fundamental para conseguir diferenciar aquela fome esporádica e inofensiva de um distúrbio sério e que...

Saúde Mental em Alta: por que cada vez mais pessoas buscam transformação interior como resposta ao caos moderno

A busca por equilíbrio emocional cresce no Brasil. Conheça Wesley Gonçalves, especialista que une ciência, espiritualidade e autoconhecimento para transformar vidaWesley Gonçalves, o especialista...

Pudim de nozes facílimo: aprenda a fazer

Veja também: short cakeAprenda a fazer esse bolo leve e fofinho!Receita completaVeja mais web stories Source link

Receita simples de torta holandesa clássica

Veja também: torta mousse de chocolateSe você gosta de preparos que desmancham na boca, vale a pena conhecer essa receita de torta com mousse...