Tecnologia a favor da vida: como a saúde digital vem transformando o cuidado oncológico

TecnologiaTecnologia a favor da vida: como a saúde digital vem transformando o...

Ferramentas digitais ampliam o diagnóstico precoce, reduzem abandono de tratamento e aproximam pacientes e equipes médicas na oncologia.

São Paulo, outubro de 2025 – O diagnóstico precoce ainda é um dos maiores desafios no combate ao câncer, mas a tecnologia começa a mudar esse cenário. Ferramentas digitais, que vão da telemedicina ao monitoramento remoto de pacientes, estão ajudando médicos e hospitais a identificar sinais de alerta antes que evoluam para quadros graves — e garantindo maior adesão aos tratamentos.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que a detecção antecipada pode elevar em até 30% as chances de sucesso terapêutico em determinados tipos de câncer. É nesse contexto que plataformas de saúde digital ganham espaço no Brasil, oferecendo soluções que combinam inteligência de dados, acompanhamento em tempo real e suporte psicológico online.

“Hoje já conseguimos mapear sintomas e padrões que antes passavam despercebidos. Isso não apenas acelera o diagnóstico, impactando a qualidade do desfecho e da qualidade de vida. Além disso, monitoramento remoto, teleconsultas, orquestração de serviços descentralizado podem ajudar a reduzir taxas de abandono de tratamento. A tecnologia traz mais acesso, dados estruturados e previsibilidade ao processo clínico e, ao mesmo tempo, aproxima pacientes e equipes médicas”, afirma André Bressan, especialista em saúde digital.

Além da triagem, aplicativos de lembrete de medicação, sistemas de agendamento inteligente e até plataformas de interação com familiares estão entre os recursos que já mostram impacto positivo. Para os especialistas, a tendência é de integração crescente entre saúde digital e protocolos oncológicos, tanto no setor privado quanto no Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo André, o desafio agora é ampliar o alcance: “Temos exemplos concretos de melhora da adesão ao tratamento, mas precisamos garantir que essas tecnologias não fiquem restritas a grandes centros urbanos. Democratizar a saúde digital é essencial para que o impacto seja real.”

Com o aumento da incidência de câncer no país — estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam 704 mil novos casos por ano até 2026 —, especialistas veem na digitalização uma das principais estratégias para dar escala ao atendimento e melhorar os índices de sobrevida.

Sobre André Bressan
Médico, fundador da AB Consult e CMIO da rapha.health, tem mais de 20 anos de experiência no setor de saúde, da prática clínica à indústria farmacêutica, passando por gestão hospitalar, auditorias e health tech. Especialista em Medical Affairs e Saúde Digital, combina experiência executiva, consultoria estratégica e docência para desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis em saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
10 * 4 = ?
Reload

This CAPTCHA helps ensure that you are human. Please enter the requested characters.

Novidades

Grécia vai garantir navegação segura da flotilha …

NAÇÕES UNIDAS (Reuters) - A Grécia vai garantir a navegação segura dos barcos que estão atualmente em suas águas como...

os 10 sapatos de 2025 que continuarão em alta em 2026

Do conforto da sapatilha ao poder do scarpin, saiba quais são as tendências de calçados que valem o investimento e como usar os modelos...

Destaque em Cannes, “O Agente Secreto” será …

Uma coprodução entre Brasil, Alemanha, França e Holanda, o filme “O Agente Secreto” será exibido no pátio do Museu do Louvre, em Paris. A...

FreeBrands celebra o Dia dos Namorados com Beta e Kissu em campanhas de autocuidado e afeto

Com mensagens afetivas e bem-humoradas, marcas promovem kits especiais e destacam o cuidado pessoal como forma de conexão entre casais Para celebrar...

Pastel: onde comer em São Paulo?

Veja também: pastel de mariscos Essa receita é fácil e rápida e combina vongole e mexilhões para um petisco com sabor do mar, ideal...