Por Andrei Khalip e Sergio Goncalves
LISBOA (Reuters) – Pelo menos 15 pessoas morreram e cerca de 18 ficaram feridas nesta quarta-feira, quando um vagão do Elevador da Glória, em Lisboa, popular entre os turistas, descarrilou, disse um porta-voz do serviço médico de emergência aos repórteres.
As autoridades não identificaram as vítimas nem revelaram suas nacionalidades, mas disseram que alguns estrangeiros estavam entre os mortos. Cinco pessoas ficaram gravemente feridas, disse o porta-voz.
‘É um dia trágico para nossa cidade… Lisboa está de luto, é um incidente trágico, trágico’, disse Carlos Moedas, prefeito da capital portuguesa, aos repórteres.
Imagens do local mostravam o funicular amarelo, semelhante a um bonde, que transporta pessoas para cima e para baixo em uma encosta íngreme na capital portuguesa, destruído, e os trabalhadores de emergência retirando pessoas dos destroços.
O presidente Marcelo Rebelo de Sousa lamentou o trágico acidente em uma declaração, expressando a esperança de que as autoridades logo determinem o que causou o acidente.
Investigadores da polícia estavam inspecionando o local e o gabinete do procurador-geral disse que abriria uma investigação formal, como é de praxe em acidentes de transporte público.
A linha, inaugurada em 1885, liga o centro de Lisboa, próximo à Praça dos Restauradores, ao Bairro Alto, famoso por sua vibrante vida noturna.
É uma das três linhas funiculares operadas pela empresa de transporte público municipal Carris e é usada por turistas e moradores locais.
A Carris disse em um comunicado que ‘todos os protocolos de manutenção foram cumpridos’, incluindo programas de manutenção mensais e semanais e inspeções diárias.
A linha Glória transporta cerca de 3 milhões de pessoas por ano, de acordo com a prefeitura.
Seus dois carros estão conectados às extremidades opostas de um cabo de tração, com a força motriz fornecida por motores elétricos em ambos os carros.
O vagão na parte inferior da linha aparentemente não foi danificado, mas um vídeo gerado por usuários e divulgado pela CNN Portugal mostrou o vagão sacudindo violentamente quando o outro descarrilou e vários passageiros pulando das janelas e pessoas gritando.
Portugal — e Lisboa em particular — experimentou um boom turístico na última década, com visitantes lotando o popular centro da cidade nos meses de verão.
(Reportagem de Sergio Gonçalves e Andrei Khalip)
Fonte: antena1