Unesco lança estratégia para enfrentar escassez de professores na América Latina

CulturaUnesco lança estratégia para enfrentar escassez de professores na América Latina

Sem professores não existirá educação de qualidade. E sem educação é impossível alcançar o desenvolvimento sustentável.

Para enfrentar a tendência de falta de docentes em todo o mundo, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, apresentou, no fim de semana, uma força-tarefa focada na América Latina e Caribe.

Mundo precisa de mais de 44 milhões de docentes

Em toda a região, existe um déficit de 3,2 milhões de profissionais do ensino dentro das salas de aula. 

Muitos professores estão abandonando a profissão por conta de salários baixos, excesso de trabalho e falta de reconhecimento.

No mundo, serão precisos 44 milhões de mestres caso os países queiram alcançar educação de qualidade até 2030, como prevê o Objetivo 4 de Desenvolvimento Sustentável.

A Força-Tarefa Internacional sobre Professores para Educação 2030 lançou na semana passada o primeiro relatório sobre o tema na América Latina e Caribe. O documento está disponível em português e espanhol  (report ).

O evento contou com o apoio do Ministério da Educação do Chile da Fundação SM.

Duas meninas assistem às aulas na área montanhosa e empobrecida de Jinotega, Nicarágua

Duas meninas assistem às aulas na área montanhosa e empobrecida de Jinotega, Nicarágua

Milhões de alunos afetados pela escassez de mestres

Segundo a Unesco, a escassez de professores e as condições complexas do trabalho pedagógico ameaçam a qualidade do aprendizado e o futuro de milhões de meninas, meninos e jovens.

Para a Unesco, é preciso agir para evitar mais danos ao direito à educação. A agência da ONU acredita que é necessário iniciar medidas urgentes que possam atrair os profissionais do ensino para as salas de aula.

Uma delas é priorizar a profissão com políticas concretas que melhorem as condições de trabalho, treinamento e reconhecimento desses profissionais. Um passo que deve ser dado pelos governos do mundo.

O ministro da Educação do Chile, Nicolás Cataldo Astorga, afirma que os professores enfrentam desafios diferentes em vários países e são confrontados por fatores diversos.

Chile e Unesco farão encontro este ano

O Escritório regional da Unesco em Santiago do Chile, que é também a sede da Comissão Econômica das Nações Unidas para América Latina e Caribe, Cepal, apresentou a Estratégia Regional 2025-2030 para combater as causas da escassez de mestres e reforçar a autonomia e liderança das escolas além de assegurar a participação ativa dos docentes no processo de decisão.

A agência acredita que essas medidas que aumentam o reconhecimento dos professores podem ajudar a reconquistá-los para as salas de aula e a motivá-los evitando a evasão dos profissionais.

O presidente do Chile, Gabriel Boric, e a diretora-geral da Unesco convocaram um evento sobre o tema, para o segundo semestre deste ano, em Santiago.

A reunião ouvirá representantes dos governos, dos sindicatos de professores e da sociedade civil sobre o que fazer para melhorar a situação de quem ensina e garantir o futuro de quem aprende.

Fonte: veja.abril

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
10 * 1 = ?
Reload

This CAPTCHA helps ensure that you are human. Please enter the requested characters.

Novidades

Embaixadores de Turismo do RJ Prestigiam “O Quebra-Nozes” no Theatro Municipal em Noite Especial de Natal

A convite do diretor artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Eric Herrero, um grupo de Embaixadores de Turismo do Estado assistiu a...

Mergulhando na mente dos criminosos de colarinho branco: uma perspectiva freudiana

Os crimes de colarinho branco sempre provocam reflexões sobre as motivações ocultas por trás dessas transgressões cometidas por pessoas de prestígio e poder. Apesar de diversas áreas tentarem entender e justificar esse tipo de comportamento, a complexidade intrínseca dos crimes de colarinho branco desafia o entendimento tradicional.

Sobre a Justiça, o Clima e os seres humanos: uma Crônica Internacional.

No último 23 de julho — data que talvez passe despercebida à maioria dos homens de negócios, mas não aos atentos aos destinos do...

Quatro migrantes morrem sob custódia do ICE nos …

Por Ted HessonWASHINGTON, 12 Jan (Reuters) - Quatro migrantes morreram ⁠enquanto estavam sob custódia das autoridades de imigração dos EUA...