A famosa branquinha, conhecida originalmente como cachaça, é resultado da fermentação do caldo da cana. Essa primeira etapa acaba transformando o açúcar em álcool, e assim a produção segue em diante. Para combinar com a caipirinha, nada melhor do que contar com uma opção de qualidade.
Hoje, é possível se deparar com algumas versões de cachaça nas prateleiras, mas qual escolher? Para te ajudar nessa missão, Paladar realizou um teste com 10 marcas de cachaça prata para caipirinha.
Para isso, elas foram descaracterizadas e passadas para copos transparentes. Assim, especialistas avaliaram cada uma para identificar a que verdadeiramente é perfeita para complementar a bebida. Ao final da degustação às cegas, uma marca ficou em terceiro lugar.
Cabaré (3º lugar)
O Selo Bronze ficou com a Cabaré, que ocupou o terceiro lugar do teste. Ela recebeu elogios por tornar a caipirinha mais aveludada, justamente pela personalidade e corpo interessante.

Cachaça da marca Cabaré conquistou o selo de bronze na degustação do Paladar. Foto: Tiago Queiroz/Estadão
Enquanto isso, a Ouro 1 levou o Selo Prata ao apresentar bom equilíbrio e perfume, sendo uma cachaça pura e bem feita, segundo a opinião de especialistas.
Dessa vez, a campeã Tiê foi considerada a cachaça prata perfeita para caipirinha, já que entrega teor alcoólico agradável, é equilibrada, cristalina e limpa. Veja o teste completo aqui.
Especialistas
Quem são os especialistas? O teste contou com cinco profissionais: Michel Berndt, CEO da TUAQ Ice, o expert em cachaça Jean Ponce, Robson Bonfim, head bartender do Il Covo e as barwomen Stephanie Marinkovic e Kyoko Sato.
Veja também: receita de caipirinha
Agora que você já sabe a melhor cachaça prata para caipirinha do mercado, que tal colocar a mão na massa e fazer uma em casa? Siga o passo a passo dessa receita fácil. Veja a receita completa aqui.