Tradicional nas cozinhas do leste europeu, a semente de papoula aparece como um ingrediente diferente para preparos. Ela não traz somente crocância extra em receitas como também tem componentes saudáveis.
Para descobrir mais sobre os efeitos da semente na saúde e como usá-la no dia a dia, Beatriz Yamamoto, do Paladar, conversou com a nutricionista Thaís Barca. Veja abaixo:
Benefícios da semente de papoula
Além do destaque em um prato, quando se fala na composição da semente de papoula, é possível listar vários componentes saudáveis como cálcio, magnésio e zinco.
Esses nutrientes podem ajudar no fortalecimento dos ossos, do sistema imunológico e dos músculos, por exemplo.

Semente de papoula no pote. Foto: Adobe Stock
Além disso, vitamina E e flavonoides marcam presença na semente, e podem ser bases para proteger as células contra o envelhecimento.
No entanto, para garantir os efeitos positivos do consumo da semente, é importante manter hábitos saudáveis como alimentação balanceada, prática de exercícios físicos, visitas regulares ao médico e ingestão adequada de água. Não existe alimento milagroso.
Como usar semente de papoula?
A semente é versátil na cozinha, servindo tanto para receitas salgadas quanto doces. Entre as mais populares, estão pães, bolos, massas e as saladas.
Na culinária indiana, o ingrediente é usado como espessante e aromatizante ao ser moído e adicionado em molhos, chutneys e curries.
Receitas com semente de papoula
Bolo cítrico
Traga intensidade para o bolo com as sementes de papoula. A receita simples ainda leva limão-siciliano na massa fofinha. Veja a receita completa aqui.

Bolo cítrico Foto: Marcelle Rubinstein
Pão com semente de papoula
Seu café da tarde pode ficar mais delicioso com essa receita prática de pão com semente de papoula.
A massa fica macia e com casquinha crocante crocante por cima, podendo agradar diferentes paladares. Veja a receita completa aqui.

Pão com semente de papoula Foto: Thaís Barca/ Arquivo pessoal