Sem desperdício: como SAZÓN® pode ajudar a reinventar a alimentação no país

GastronomiaSem desperdício: como SAZÓN® pode ajudar a reinventar a alimentação no país

lançou SAZÓN® Tempera & Rende Mais que promete transformar 500 g de carne moída em até 750g, sem comprometer o sabor e a qualidade do prato Foto: Divulgação/Sazon

A comida está mais cara e o desperdício não diminui: dois problemas de difícil resolução batem à porta de cada vez mais pessoas no país. Para se ter ideia, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os alimentos acumularam uma inflação de 21,7% entre 2022 e 2024, muito acima da inflação geral do período. Por outro lado, enquanto milhões enfrentam dificuldades para colocar comida na mesa, o desperdício de alimentos continua sendo um problema crítico. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil desperdiça cerca de 46 milhões de toneladas de alimentos anualmente. Esse volume representa aproximadamente 30% de toda a produção do país. Para além da perda econômica, o problema também é ambiental. Para se ter ideia, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a perda e o desperdício de alimentos são responsáveis por aproximadamente 8% a 10% das emissões globais de gases de efeito estufa produzidas por atividades humanas.

Diante desse cenário, é importante encontrar órgãos, públicos e privados, dispostos a fazer a diferença. É o caso do Grupo Ajinomoto que tem a missão de contribuir para a alimentação e o bem-estar em todo o mundo, proporcionando uma vida melhor no futuro. Até 2030, o grupo pretende ampliar a expectativa de vida saudável de 1 bilhão de pessoas e reduzir o impacto ambiental em 50%.

Dentro dele, SAZÓN®, marca líder de temperos em pó da Ajinomoto do Brasil, investe em pesquisas e dados para entender o momento e as necessidades dos brasileiros. “Um dos nossos principais pilares é uma política global que se chama Too Good To Waste (Gostoso é não desperdiçar). E é nela que trabalhamos há quatro anos”, conta Thiago Campos, gerente de Marketing da Ajinomoto no Brasil.

E por estar tão próxima dos lares brasileiros, SAZÓN® lançou recentemente dois produtos que podem realmente fazer a diferença.

SAZÓN® Tempera & Transforma: criatividade e cremosidade para dentro de casa

Pizza de pão amanhecido, hambúrguer de feijoada, picadinho de carne com casca de banana: pensar em receitas criativas para evitar o desperdício de alimentos é um dos pilares de comunicação de SAZÓN®. “O Brasil está entre os top 10 países que mais jogam alimentos fora. Por isso, até agora, trabalhamos muito com serviços, ou seja, elaborando e divulgando receitas criativas para ajudar o brasileiro a economizar na cozinha e combater o desperdício de alimentos”, conta Thiago.

SAZÓN® Tempera & Transforma que permite transformar o arroz do dia anterior em um prato completamente novo e saboroso Foto: Divulgação/Sazon

Mas era preciso fazer mais. Pesquisas internas constataram que no Brasil, o arroz é o ingrediente que é mais jogado fora. “Para se ter ideia, cada família joga, em média, 29 quilos de arroz por ano fora. A partir daí, começamos a pensar em como criar um produto que realmente fizesse a diferença”, destaca Thiago.

Foi daí que surgiu o produto SAZÓN® Tempera & Transforma que permite transformar o arroz do dia anterior em um prato completamente novo e saboroso. A proposta é simples: basta adicionar o SAZÓN® Tempera & Transforma e leite ao arroz já cozido para criar um novo prato. O tempero chega ao mercado com três opções de sabor: Queijo, Alho e Cebola, e Tomate com Manjericão. “O produto reflete nosso compromisso com a sustentabilidade e reforça nossa causa do aproveitamento integral dos alimentos”, explica o executivo.

SAZÓN® Tempera & Rende Mais: dinheiro no bolso e carne na mesa

Em 2025, o aumento de quase 20% no preço da carne chamou a atenção de todos os brasileiros e dados internos da Ajinomoto do Brasil constataram mais: cerca de 86 milhões de brasileiros foram forçados a diminuir o consumo de carne ou tirar esse ingrediente do carrinho. Quando isso é feito, a substituição mais frequente é o embutido ou sanduíches, produtos com menor qualidade nutricional.

“Nesse momento, começamos a pensar em como ajudar o brasileiro a levar de volta a carne para o prato”, conta Thiago. Foi assim que a marca investiu em tecnologia e lançou SAZÓN® Tempera & Rende Mais que promete transformar 500 g de carne moída em até 750 g, sem comprometer o sabor e a qualidade do prato. O diferencial do SAZÓN® Tempera & Rende Mais está em sua composição, além de temperar a carne moída, o produto adiciona proteína vegetal. O processo é simples: basta adicionar o tempero à carne e água.

O lançamento está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, contribuindo especialmente para objetivos relacionados à segurança alimentar, redução da fome e consumo consciente. “A sacada desse produto é que ele consegue manter a mesma suculência e a qualidade da receita. Então, essa é uma grande aposta para ajudar tanto a economizar na cozinha, quanto a trazer esse ingrediente que é tão valorizado pelos brasileiros de volta para o prato. A gente sabe a importância que a carne moída tem nas receitas dos lares”, finaliza Thiago.

Com as novidades, SAZÓN® mostra que investe em ações inovadoras e reforça o compromisso presente em todo o Grupo Ajinomoto: ser útil e agregar valor à sociedade. “Com esses lançamentos, já estamos vendo resultados concretos, porque colocamos o consumidor sempre no centro de tudo”, destaca Thiago Campos, gerente de Marketing da Ajinomoto no Brasil.



Source link

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Novidades

Modelo catarinense rouba a cena na London Fashion Week

A London Fashion Week começou na última semana e teve a modelo catarinense Maria Klaumann brilhando na semana de moda que movimenta...

Gordura na barriga? Nutricionista revela 6 técnicas para secar

Descobrir como acabar com aquela insistente gordura na barriga é algo que muitas pessoas que praticam algum tipo de atividade física, e...

Mergulhando na mente dos criminosos de colarinho branco: uma perspectiva freudiana

Os crimes de colarinho branco sempre provocam reflexões sobre as motivações ocultas por trás dessas transgressões cometidas por pessoas de prestígio e poder. Apesar de diversas áreas tentarem entender e justificar esse tipo de comportamento, a complexidade intrínseca dos crimes de colarinho branco desafia o entendimento tradicional.

Creatina com psyllium realmente funciona? Entenda os efeitos -Sport Life

Uma vida plena e saudável não se resume apenas à prática de exercícios físicos, ou seja, o papel da suplementação também é...

Pelo 14º ano seguido, Harvard é a universidade …

Pelo 14º ano consecutivo, a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, lidera o ranking mundial de reputação acadêmica da consultoria britânica Times Higher Education.O...