
lançou SAZÓN® Tempera & Rende Mais que promete transformar 500 g de carne moída em até 750g, sem comprometer o sabor e a qualidade do prato Foto: Divulgação/Sazon
A comida está mais cara e o desperdício não diminui: dois problemas de difícil resolução batem à porta de cada vez mais pessoas no país. Para se ter ideia, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os alimentos acumularam uma inflação de 21,7% entre 2022 e 2024, muito acima da inflação geral do período. Por outro lado, enquanto milhões enfrentam dificuldades para colocar comida na mesa, o desperdício de alimentos continua sendo um problema crítico. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil desperdiça cerca de 46 milhões de toneladas de alimentos anualmente. Esse volume representa aproximadamente 30% de toda a produção do país. Para além da perda econômica, o problema também é ambiental. Para se ter ideia, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a perda e o desperdício de alimentos são responsáveis por aproximadamente 8% a 10% das emissões globais de gases de efeito estufa produzidas por atividades humanas.
Diante desse cenário, é importante encontrar órgãos, públicos e privados, dispostos a fazer a diferença. É o caso do Grupo Ajinomoto que tem a missão de contribuir para a alimentação e o bem-estar em todo o mundo, proporcionando uma vida melhor no futuro. Até 2030, o grupo pretende ampliar a expectativa de vida saudável de 1 bilhão de pessoas e reduzir o impacto ambiental em 50%.
Dentro dele, SAZÓN®, marca líder de temperos em pó da Ajinomoto do Brasil, investe em pesquisas e dados para entender o momento e as necessidades dos brasileiros. “Um dos nossos principais pilares é uma política global que se chama Too Good To Waste (Gostoso é não desperdiçar). E é nela que trabalhamos há quatro anos”, conta Thiago Campos, gerente de Marketing da Ajinomoto no Brasil.
E por estar tão próxima dos lares brasileiros, SAZÓN® lançou recentemente dois produtos que podem realmente fazer a diferença.
SAZÓN® Tempera & Transforma: criatividade e cremosidade para dentro de casa
Pizza de pão amanhecido, hambúrguer de feijoada, picadinho de carne com casca de banana: pensar em receitas criativas para evitar o desperdício de alimentos é um dos pilares de comunicação de SAZÓN®. “O Brasil está entre os top 10 países que mais jogam alimentos fora. Por isso, até agora, trabalhamos muito com serviços, ou seja, elaborando e divulgando receitas criativas para ajudar o brasileiro a economizar na cozinha e combater o desperdício de alimentos”, conta Thiago.

SAZÓN® Tempera & Transforma que permite transformar o arroz do dia anterior em um prato completamente novo e saboroso Foto: Divulgação/Sazon
Mas era preciso fazer mais. Pesquisas internas constataram que no Brasil, o arroz é o ingrediente que é mais jogado fora. “Para se ter ideia, cada família joga, em média, 29 quilos de arroz por ano fora. A partir daí, começamos a pensar em como criar um produto que realmente fizesse a diferença”, destaca Thiago.
Foi daí que surgiu o produto SAZÓN® Tempera & Transforma que permite transformar o arroz do dia anterior em um prato completamente novo e saboroso. A proposta é simples: basta adicionar o SAZÓN® Tempera & Transforma e leite ao arroz já cozido para criar um novo prato. O tempero chega ao mercado com três opções de sabor: Queijo, Alho e Cebola, e Tomate com Manjericão. “O produto reflete nosso compromisso com a sustentabilidade e reforça nossa causa do aproveitamento integral dos alimentos”, explica o executivo.
SAZÓN® Tempera & Rende Mais: dinheiro no bolso e carne na mesa
Em 2025, o aumento de quase 20% no preço da carne chamou a atenção de todos os brasileiros e dados internos da Ajinomoto do Brasil constataram mais: cerca de 86 milhões de brasileiros foram forçados a diminuir o consumo de carne ou tirar esse ingrediente do carrinho. Quando isso é feito, a substituição mais frequente é o embutido ou sanduíches, produtos com menor qualidade nutricional.
“Nesse momento, começamos a pensar em como ajudar o brasileiro a levar de volta a carne para o prato”, conta Thiago. Foi assim que a marca investiu em tecnologia e lançou SAZÓN® Tempera & Rende Mais que promete transformar 500 g de carne moída em até 750 g, sem comprometer o sabor e a qualidade do prato. O diferencial do SAZÓN® Tempera & Rende Mais está em sua composição, além de temperar a carne moída, o produto adiciona proteína vegetal. O processo é simples: basta adicionar o tempero à carne e água.
O lançamento está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, contribuindo especialmente para objetivos relacionados à segurança alimentar, redução da fome e consumo consciente. “A sacada desse produto é que ele consegue manter a mesma suculência e a qualidade da receita. Então, essa é uma grande aposta para ajudar tanto a economizar na cozinha, quanto a trazer esse ingrediente que é tão valorizado pelos brasileiros de volta para o prato. A gente sabe a importância que a carne moída tem nas receitas dos lares”, finaliza Thiago.
Com as novidades, SAZÓN® mostra que investe em ações inovadoras e reforça o compromisso presente em todo o Grupo Ajinomoto: ser útil e agregar valor à sociedade. “Com esses lançamentos, já estamos vendo resultados concretos, porque colocamos o consumidor sempre no centro de tudo”, destaca Thiago Campos, gerente de Marketing da Ajinomoto no Brasil.