Países reafirmam futuro digital centrado nas pessoas e salvaguardas para IA

CulturaPaíses reafirmam futuro digital centrado nas pessoas e salvaguardas para IA

A Assembleia Geral da ONU realizou uma reunião da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação, Wsis+20, que foi um processo lançado no início dos anos 2000 para guiar a cooperação global no desenvolvimento digital, acesso e inclusão.

O encontro centrou-se nos desafios atuais da governação digital, sublinhando a necessidade de garantir que tecnologias como a inteligência artificial, IA, protejam direitos humanos e beneficiem todas as comunidades.

Importância da revisão Wsis+20

Lançado em 2003, quando a internet estava apenas começando a tornar-se uma parte essencial da vida cotidiana, o processo Wsis ajudou a orientar a cooperação global em torno das oportunidades e riscos das tecnologias de informação e comunicação.

Ao longo de mais de 20 anos, a iniciativa reuniu governos, setor privado, sociedade civil e especialistas técnicos, um modelo multilateral que continua a moldar a governação digital.

Na revisão atual, os participantes reconheceram que as tecnologias digitais passaram a influenciar profundamente a economia, a educação, a saúde e o dia a dia.

Uma visão geral da reunião da Assembleia Geral sobre a Implementação dos Resultados da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação

Uma visão geral da reunião da Assembleia Geral sobre a Implementação dos Resultados da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação

Desigualdades digitais persistentes

No encontro, desta quarta-feira, a presidente da Assembleia Geral, Annalena Baerbock,  lembrou que embora dois terços da população mundial tenham acesso à internet, as disparidades permanecem, sobretudo em países em desenvolvimento.

Mulheres e meninas continuam desproporcionalmente excluídas. O acesso, por si só, não é suficiente. É preciso existir uma governança responsável das tecnologias emergentes, incluindo a IA.

Novas prioridades e compromissos

Os Estados-membros da ONU adotaram um documento sobre o compromisso com um futuro digital centrado nas pessoas, baseado nos direitos humanos e nos princípios da Carta das Nações Unidas.

O texto apela a investimentos acelerados em infraestruturas e competências digitais, ao reforço de parcerias internacionais e a uma governação fiável dos dados e da IA.

Participantes em uma reunião de alto nível da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação, em Genebra, em 2016

Participantes em uma reunião de alto nível da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação, em Genebra, em 2016

Pessoas no centro da transformação digital

A declaração inclui ainda planos para a criação de um Painel Científico Internacional Independente sobre IA e para o lançamento de um Diálogo Global sobre Governação da IA em 2026.

Ao longo do processo, foi reiterado que a construção do futuro digital exige a participação conjunta de governos, indústria, sociedade civil e comunidades tecnológicas.

A inovação digital deve responder às necessidades humanas, reconhecendo os progressos alcançados e a importância de manter o foco na inclusão e no desenvolvimento sustentável.

Fonte: veja.abril

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
10 + 2 = ?
Reload

This CAPTCHA helps ensure that you are human. Please enter the requested characters.

Novidades

USP promove 10ª edição do Encontro de Gêmeos

A Universidade de São Paulo (USP) promove nesta sexta-feira (7) a 10ª edição do Encontro de Gêmeos. O evento online busca reunir pesquisadores, profissionais...

Procura-se o make tudo: quando voltaremos a nos emocionar com a beleza de passarela?

Aposto que você também ficou exausta de ver as repercussões sobre a maquiagem de Pat McGrath para a alta-costura da Margiela, em meados de...

“By Thissy Menegucci”: o talk show que conquistou o público paranaense com leveza, música e boas conversas

Thissy Menegucci comanda o talk show que mistura música, entrevistas e boas histórias na Rede TV Paraná.

Beyoncé, Nicole Kidman, Venus Williams e Anna Wintour nomeadas copresidentes do Met Gala de 2026

A maior noite da moda tem liderança definida. Beyoncé, Nicole Kidman, Venus Williams e Anna Wintour foram oficialmente anunciadas como copresidentes do Met Gala...

A peça “roubada” do guarda-roupa masculino que vai salvar seus looks básicos

A peça, que antes era símbolo da formalidade no guarda-roupa masculino, agora surge repaginada – Foto: Freepik/NDVocê sabia que é possível elevar...