OMS reduz em um terço apelo para emergências de …

Sociedade e Bem-EstarSaúde MentalOMS reduz em um terço apelo para emergências de …

GENEBRA, 3 Fev (Reuters) – A Organização ⁠Mundial da Saúde está solicitando US$1 bilhão para emergências de saúde este ano, uma redução de um terço em relação ao ano passado, devido à queda no financiamento dos doadores e às dúvidas sobre as contribuições de seu antigo principal doador, os Estados Unidos.

“Estamos nos concentrando nos ​mais necessitados, onde podemos ⁠salvar mais ⁠vidas”, disse o diretor executivo Chikwe Ihekweazu em uma coletiva em Genebra na terça-feira, afirmando que os recursos serão destinados a 36 emergências, incluindo Gaza, Sudão e ‌Ucrânia.

“Estamos profundamente preocupados com as enormes necessidades ​e como iremos atendê-las”, acrescentou.

Ihekweazu ‌negou que ​a ​OMS se retiraria totalmente de qualquer crise. “O que fizemos, em cada um desses contextos, foi talvez ​não fazer tanto quanto gostaríamos”, disse ele aos repórteres.

Os EUA deixaram oficialmente a OMS em 22 de janeiro, criticando a agência global de saúde por sua maneira de lidar com a pandemia da Covid-19. A OMS defendeu vigorosamente seu histórico.

No passado, os EUA eram um dos principais contribuintes tanto para o apelo de emergência da OMS, que depende de doações ⁠voluntárias, quanto para seu orçamento mais amplo, baseado ‌em parte nas contribuições ⁠obrigatórias dos membros.

Ihekweazu disse que, no ano passado, Washington não foi um dos principais ‍doadores para o apelo de emergência, citando União Europeia, Arábia Saudita ​e ‌Alemanha como os maiores contribuintes.

(Reportagem de Emma Farge)

Fonte: antena1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
5 + 4 = ?
Reload

This CAPTCHA helps ensure that you are human. Please enter the requested characters.

Novidades

Relatório revela impacto da Covid-19 sobre crianças em países desenvolvidos

O Instituto Innocenti, do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, afirma que crianças, em muitos países desenvolvidos, sofreram quedas em suas performances...

La Casa de Papel: Banco da Espanha abre para …

A sede do Banco da Espanha, inaugurada em 1891 no centro de Madri, passou a receber o público para visitas guiadas. O tour, que...

Vinícola chilena é eleita a melhor do mundo

A Vik, do Chile, foi eleita a melhor vinícola do mundo pelo ranking The World's 50 Best Vineyards, que premia experiências de enoturismo. “Uma...

Dia Mundial do Rádio enfatiza atuação para melhor lidar com crise climática

Neste 13 de fevereiro o mundo celebra o Dia do Rádio ressaltando o meio de comunicação que tem abraçado a inovação tecnológica, desde o...