O ano de 2025 teve alta de preços das carnes e isso impactou diretamente o churrasco de fim de semana que todo brasileiro ama.
Mas para quem gosta, nada é impossível, pois redescobriram os cortes do dianteiro que combinam técnica e economia. Veja a matéria completa
Cortes como fraldinha, raquete (shoulder steak), assado de tira mais fino e peito bovino adaptado ao paladar brasileiro ganharam maior destaque em 2025, é o que afirma Daniela França Pinto, cozinheira e assadora.
Já para a chef Priscila Deus, os cortes Flat Iron, Denver Steak e Short Ribs foram destaques, principalmente, pelo sabor e pela maciez da carne.
“A pecuária brasileira evoluiu tanto que hoje um acém bem trabalhado pode ter mais sabor e suculência do que muitos contrafilés de antigamente”, afirma.

Fraldinha Foto: istetiana/Adobe Stock
Para a pitmaster e apresentadora do programa, Direto da Brasa, Paula Labaki, a principal tendência de 2025 foi a valorização dos vegetais no churrasco com legumes e até folhas preparados na brasa.
Daniela concorda e aponta que a grelha passou a ser usada também para outros ingredientes, como queijos e frutas.
A virada de chave para uma boa carne
Para os especialistas, as técnicas com a carne salvaram o churrasco das famílias brasileira. A pressa no manejo inadequado da temperatura da brasa e a escolha errada dos cortes estão entre os erros mais comuns no churrasco caseiro.
Técnicas simples aplicadas com atenção fazem muita diferença na preparação e assamento da carne.
Outro inimigo inimigo do churrasco bem-feito é o fogo descontrolado. A carne ir para a grelha antes da brasa estar pronta faz com que ela cozinhe ao invés de grelhar
Outro ponto é a carne exposta a calor excessivo, o que compromete a textura e a suculência.

Linguiça toscana Foto: barkstudio/ Adobe Stock
Para alcançar um bom resultado, as chefs recomendam dominar técnicas básicas de preparo na brasa antes mesmo de investir em cortes mais caros.
