A sustentabilidade é uma das tendências gastronômicas para os próximos anos. Na última terça-feira, 02, o Latin America’s 50 Best Restaurants 2025 consolidou mais uma edição com destaques de inovação e criatividade.
De acordo com a matéria de Luigi Di Fiore ao Paladar, a categoria “Restaurante Sustentável” foi um dos destaques da premiação, ressaltando o compromisso ambiental da gastronomia. Veja a matéria completa.
Sustentabilidade premiada
Neste ano, o prêmio ficou com o Oda, diretamente de Bogotá, e mostrou a potência da agricultura urbana referenciada pela casa. No ranking geral, a casa ficou na 76ª posição.
Nas redes sociais, o perfil oficial do restaurante compartilhou um agradecimento pela premiação e reconheceu a importância da iniciativa sustentável.
“Recebemos este reconhecimento com muita responsabilidade, pois será mais uma ferramenta para continuar a contar a história de todas as pessoas por trás de Oda”, celebraram na postagem.
E o Brasil?
A culinária nacional também se destacou em várias categorias, além do ranking geral que emplacou estabelecimentos brasileiros neste ano.
Diretamente do Evvai, Bianca Mirabilli se consagrou como a Melhor chef-confeiteira do continente em 2025. Ao seu lado, Tássia Magalhães, do Nelita, foi a vencedora da categoria de Melhor Chef Mulher de 2025.
No ranking de melhores restaurantes, 6 casas conquistaram um lugar na lista do 50 Best latino. Confira:
- 8º lugar – Tuju (São Paulo)
- 12º lugar – Nelita (São Paulo)
- 13º lugar – Lasai (Rio de Janeiro)
- 20º lugar – Evvai (São Paulo)
- 25º lugar – A Casa do Porco Bar (São Paulo)
- 38º lugar – Oteque (Rio de Janeiro)
Veja também: o melhor restaurante brasileiro
Nessa temporada de premiações, não é só o 50 Best que consagrou casas brasileiras. A edição deste ano do La Liste também destacou algumas presenças nacionais. Veja a matéria completa.

O casal de chefs Luiz Filipe Souza e Bianca Mirabili, do Evvai. Foto: Leo Martins/Estadao
