Lares unipessoais, com apenas um morador, já são …

Lares unipessoais, com apenas um morador, já são …

A proporção de lares unipessoais no Brasil passou de 12,2% (7,5 milhões), em 2012, para 18,6% (14,4 milhões), em 2024.

Os dados constam de uma edição especial da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O analista William Kratochwill aponta que o aumento de residências com apenas um morador está associado ao envelhecimento da população. De acordo com a Pnad, em 12 anos, a parcela de pessoas com 65 anos ou mais de idade passou de 7,7% para 11,2%. “40% das unidades unipessoais no Brasil são ocupadas por pessoas de 60 anos ou mais”, disse ele.

As regiões Sudeste e Centro-Oeste apresentam os percentuais mais elevados de domicílios unipessoais (19,6% e 19,0%, respectivamente), enquanto a Região Norte registra a menor proporção (15,2%).

“Nos grandes centros, é mais comum as pessoas migrarem por razões profissionais. Primeiro vão e moram sozinhas, para se estabelecer em um novo emprego, e só depois trazer a família. Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais são estados atrativos para mão de obra, por serem centros maiores”, explicou Kratochwill .

As mulheres eram 44,9% das pessoas que moravam sozinhas em 2024, já os homens representavam 55,1%. No ano passado, 57,2% desses homens tinham de 30 a 59 anos. Entre as mulheres, 55,5% estavam na faixa de 60 anos ou mais.

“O perfil de domicílios unipessoais também é formado por pessoas que estão no final do ciclo da vida, em sua maioria mulheres, cujos filhos saíram de casa para formar suas famílias, ou com o parceiro já falecido”, concluiu o analista.

Fonte: antena1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
10 - 1 = ?
Reload

Dieser CAPTCHA hilft sicherzustellen, dass Sie ein Mensch sind. Bitte geben Sie die geforderten Zeichen ein.

Novidades

5 vinícolas para conhecer perto de São Paulo

Veja tambémQuer um vinho que combine com tudo e não pese no bolso? Esses rótulos coringas saem por até R$ 160.Saiba maisVeja mais web...

Chanel e Ariana Grande: Todos caem de amores pela…

Fernanda Torres não cansa de ser chique. No domingo, 9, a estrela brasileira surgiu novamente com um casaco-vestido de alta-costura da Chanel, para receber...

Impacto no Mercado: Empresas Já Colhem Resultados

Com mais de 20 anos de história, a Yto Nihon revoluciona o mercado com o Vision Smart Analytics, uma plataforma que alia tecnologia de ponta à inteligência de negócios.

Conheça Lívia Ribeiro, a mente por trás da marca de calçados LOUIE

“No sneakers, just shoes”. Essa foi a frase que Lívia Ribeiro disse quando questionada se um dia pensou em ter uma linha de tênis...

treinador revela 3 delas – Sport Life

Se você procura por dicas para não desistir da academia, saiba que não está sozinho nessa. Afinal, é comum se deparar com...