Gilberto Xandó deixa o comando da JBS Brasil para liderar a rede Wild Fork North America

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Três anos depois de ser nomeado presidente da JBS Brasil e de liderar o crescimento da companhia desde então, Gilberto Xandó está assumindo um novo desafio. Dessa vez, sua missão será expandir outra marca do extenso leque de negócios do grupo JBS. E em outras fronteiras.
O NeoFeed apurou que o executivo foi escolhido para ser o novo presidente da Wild Fork North America, marca de varejo de proteínas da JBS que “exporta” o modelo da Swift, hoje com centenas de lojas no Brasil, para outras regiões. Ele irá liderar essa operação nos mercados dos Estados Unidos, Canadá e México.
Criada em 2017 pelo grupo, a Wild Fork Foods estreou no mesmo ano com a proposta de venda direta aos clientes e uma primeira loja em San Diego, na Califórnia. Hoje, a bandeira tem 91 unidades na América do Norte, além de 9 centros de distribuição para o e-commerce e de uma fábrica no México.
O portfólio da marca inclui uma variedade de mais de 700 produtos. Desde proteínas – carne bovina, frango, porco e pescados – até acompanhamentos, pratos prontos, vegetais, pães, sobremesas, temperos e molhos.
A chegada de Xandó tem como objetivo expandir essa operação, por meio do investimento na abertura de novos pontos no varejo e do aumento do volume de vendas em todos os canais.
No currículo, o executivo leva uma bagagem de 14 anos no grupo, com passagens pelo conselho de administração e a presidência da Vigor Alimentos. Xandó também trabalhou na Sadia por mais de 20 anos, onde chegou ao posto de vice-presidente internacional, além de atuar como diretor-geral da Natura.
A experiência acumulada na expansão do modelo de lojas próprias da Swift no Brasil também está incluída nesse pacote. Criada com o objetivo inicial de viabilizar a categoria de congelados no mercado de carne bovina, a marca já tem centenas de unidades no País.
Essa operação também inclui uma loja virtual e um modelo de store in store, com espaços específicos dentro de unidades de rede de supermercados parceiras. Além de um restaurante, batizado de Meat Point e instalado em Brasília (DF).
Na nova estrutura, o time local da Wild Fork, formado por Olga Gonzalez, presidente da Wild Fork USA e Canadá, e por Fernando Silva, presidente da operação no México, se reportará diretamente a Xandó, que, por sua vez, responderá a Vicente Trius, presidente global da Wild Fork e da Swift.
Já a presidência da JBS Brasil passará a ser acumulada por Gilberto Tomazoni, CEO global do grupo. E os números mais recentes da JBS, relativos ao terceiro trimestre de 2024, trazem um aperitivo da herança deixada por Xandó ao executivo.
Entre julho e setembro do ano passado, a JBS Brasil apurou uma receita líquida de R$ 18 bilhões, alta de 25% sobre igual período em 2023. O Ebitda ajustado da operação cresceu 332,4% no período, para R$ 2,1 bilhões. Enquanto a margem Ebitda evoluiu 8,2 pontos percentuais, para 11,6%.
No trimestre, a receita líquida da JBS teve um salto de 20,9%, para R$ 110,4 bilhões. A empresa reportou um lucro líquido de R$ 3,8 bilhões, uma expansão de 571%, e um Ebitda ajustado de R$ 11,9 bilhões, um crescimento de 120,7%.
As ações da JBS estavam sendo negociadas com queda de 1,18% por volta das 14h50 na B3, cotadas a R$ 32,60. Em 2025, os papéis da companhia, que está avaliada em R$ 72,3 bilhões, registram uma desvalorização de 10,1%.

Fonte: Neofeed

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