Deslizamento de terra arrasa vilarejo no Sudão e …

Sociedade e Bem-EstarSaúde MentalDeslizamento de terra arrasa vilarejo no Sudão e …

(Reuters) – Um grupo armado que controla parte do oeste do Sudão pediu na terça-feira ajuda internacional para recuperar corpos e resgatar moradores das chuvas torrenciais, depois que pelo menos 1.000 pessoas morreram em um deslizamento de terra que destruiu um vilarejo nas montanhas.

Apenas uma pessoa sobreviveu à destruição do vilarejo de Tarseen, na área montanhosa de Jebel Marra, na região de Darfur, disse o Movimento/Exército de Libertação do Sudão (SLM/A).

O SLM/A, que há muito tempo controla e governa uma parte autônoma de Jebel Marra, fez um apelo às Nações Unidas e às agências de ajuda internacional para que ajudem a recolher os corpos das vítimas, incluindo homens, mulheres e crianças.

‘Tarseen, famosa por sua produção de cítricos, foi completamente arrasada’, disse o grupo em um comunicado.

‘Os aldeões das proximidades estão dominados pelo medo de que um destino semelhante possa lhes acontecer se as chuvas torrenciais persistirem, o que ressalta a necessidade urgente de um plano de retirada abrangente e de fornecimento de abrigo de emergência’, afirmou o líder do grupo, Abdelwahid Mohamed Nur, em um apelo separado.

O SLM/A tem se mantido neutro na batalha entre os principais inimigos na guerra civil do Sudão, o Exército sudanês e as paramilitares Forças de Apoio Rápido (RSF). Os dois inimigos estão lutando pelo controle de al-Fashir, a capital do Estado de Darfur do Norte, que está sitiada pela RSF e sofre com a fome.

Os moradores de al-Fashir e das áreas próximas buscaram abrigo em Jebel Marra, embora os alimentos, os abrigos e os suprimentos médicos sejam insuficientes e centenas de milhares tenham sido expostos às chuvas. Tawila, para onde a maioria chegou, está sofrendo um surto de cólera, assim como outras partes de Darfur.

A guerra civil de dois anos deixou mais da metade da população do Sudão enfrentando níveis de crise de fome e expulsou milhões de pessoas de suas casas, deixando-as especialmente expostas às enchentes anuais do Sudão.

O governo do Sudão, controlado pelo Exército, expressou suas condolências e sua disposição de ajudar.

O primeiro-ministro de um governo rival recém-instalado e controlado pela RSF, Mohamed Hassan al-Taishi, disse que estaria coordenando com o SLM/A a entrega de suprimentos de ajuda para a área.

(Reportagem de Khalid Abdelaziz)

Fonte: antena1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
6 * 3 = ?
Reload

Dieser CAPTCHA hilft sicherzustellen, dass Sie ein Mensch sind. Bitte geben Sie die geforderten Zeichen ein.

Novidades

O que se sabe sobre o projeto de lei na França par…

Berço da moda exclusiva...

Copa do Mundo das Crianças de Rua revela poder de inclusão do futebol

Neste 25 de maio, o mundo celebra pela primeira vez o Dia Mundial do Futebol.A data foi estabelecida pela Assembleia Geral da ONU, no...

Concurso elege as melhores pizzarias da cidade …

A Varanda 228, localizada na Vila Romana, zona oeste de São Paulo, foi a grande vencedora da primeira edição do concurso SP8 Pizza, que...

Dundon Capital Partners mira o futebol 7 como nova fronteira de investimento esportivo

Expansão do modelo de negócios das ligas americanas pode impulsionar modalidade no Brasil

4 lugares para provar Omakase no Rio de Janeiro

A cidade começa a oferecer imersões de alto padrão na cozinha nipônica e o carioca se aventura em jantares às cegas confiando em receitas...