Chá das cinco

GastronomiaChá das cinco

Dia 21 de maio é o Dia Internacional do Chá e, para celebrar a data, a editora Senac São Paulo acaba de lançar o livro Chá, da folha à xícara, como é explorado e apreciado pelo mundo (Editora Senac São Paulo, 240 páginas), da autora inglesa Krisi Smith, fundadora da Bird & Blend Tea Co.

É um livro bonito, como o ato de apreciar com delicadeza uma xícara de chá. Um desses volumes de colecionador, com direito a capa forrada com tecido e impressão em relevo cintilante. O hábito de tomar chá, você sabe, já nasceu ritualístico. Exemplos clássicos são a cerimônia do chá dos japoneses, o chá das cinco dos ingleses, o chá preto temperado com especiarias servido pelos indianos… São tantas as maneiras de desfrutar a bebida que um livro classudo se fazia mesmo necessário para honrá-la.

A edição luxuosa da Editora Senac de São Paulo inclui capa forrada com tecido e relevos cintilantes

No volume recém-lançado pelo Senac, você irá encontrar informações preciosas, boas histórias e um sem número de curiosidades. Tem capítulo dedicado aos fundamentos do chá – que aborda do plantio da camellia sinensis, de onde se originam todos os tipos conhecidos de chá. Outro reservado às variedades e blends. Capítulos sobre o processamento das folhas de chá. Além de um inteiramente dedicado à história da bebida, que começou a ser consumida há quase 7 mil anos nos monastérios da China.

“Guerras foram travadas por causa dele, reis foram destronados por causa dele, nações inteiras dependeram dele”, eluciada a autora em uma das passagens do livro.

Fotos históricas permeiam os capítulos, como a imagem de uma plantação de chá no Ceilão (atual Sri Lanka) datada de 1910. Ou a dupla de garotas inglesas tomando seu chazinho das cinco de maiô, à beira de uma piscina, feita em 1938.

O livro ainda traz boas dicas para potencializar o sabor da bebida. Um chá perfeito, como relata Krisi Smith, é preparado com uma combinação de 1 colher de chá cheia para cada 350 ml de água quente.

Entre as histórias curiosas do livro está a do hábito de adicionar manteiga ou leite ao chá em regiões montanhosas do norte da Ásia. A prática visa aumentar a ingestão de calorias e manter a pessoa aquecida por mais tempo. Um pouco de sal também é adicionado ao preparo para ajudar na hidratação. Se o resultado é uma bebida saborosa, aí já é outra história…

O livro lançado pelo Senac inclui ainda dicas sobre utensílios para o preparo do chá, dicas de armazenamento, blends interessantes, além de receitas ótimas para repetir em casa.



Source link

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
10 - 5 = ?
Reload

Dieser CAPTCHA hilft sicherzustellen, dass Sie ein Mensch sind. Bitte geben Sie die geforderten Zeichen ein.

Novidades

“Ainda Estou Aqui” se torna a 5ª maior …

De acordo com a Agência Nacional do Cinema (Ancine), “Ainda Estou Aqui” se tornou a quinta maior bilheteria da história do cinema brasileiro. Desde...

“A vida de Chuck” e outras estreias da semana

Toda quinta-feira, novas produções entram em cartaz nos cinemas brasileiros. Para você não perder nada, a Antena 1 listou alguns dos principais lançamentos desta...

Após sucesso com body splashes, Aura Beauty de Jade Picon lança seu primeiro perfume

Novidade será apresentada durante a Beauty Fair 2025 e também celebra o primeiro aniversário da marca, que se tornou um sucesso...

Aeroportos dos EUA deixam de exigir que …

Os aeroportos dos Estados Unidos deixarão de exigir que os passageiros tirem os sapatos durante inspeções de segurança. De acordo com a secretária do...

Fátima muda o jogo: aliança com Léo Barbosa enfraquece Mikeias e reconfigura poder em Guaraí

Prefeita rompe com Olyntho e se aproxima do governador Wanderlei ao aderir à base de Léo; cargos, influência e eleição de 2026 entram em...