Começou nesta segunda-feira (12) a 23ª Semana Nacional de Museus, com o tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”. Até o próximo domingo (18), 1.012 museus, centros culturais e instituições de memória de todo o país recebem exposições com temas sobre juventude, patrimônio imaterial e novas tecnologias.
Coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a iniciativa ocorre anualmente em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio. Além de exposições temporárias, nesta edição os visitantes podem participar de mais de 3 mil atividades. A programação completa está disponível no site do Ibram.
Visitas guiadas, palestras e oficinas são parte da programação ofertada ao público. Com eventos presenciais e online, o público também pode assistir seminários, mesas-redondas, saraus e apresentações musicais e teatrais.
Entre os destaques de São Paulo estão:
Nesta terça-feira (13), entre 14h e 16h, o MIS recebe o público para a visita educativa “Fotografia e o Tempo Histórico”, que mostra os avanços e as mudanças estéticas ao longo de mais de 100 anos de fotografia.
No domingo (18), das 11h às 12h30, o Museu da Imigração promove a visita temática “O Patrimônio Imaterial das Migrações”, que convida o público a refletir sobre as expressões culturais, saberes e tradições preservadas por comunidades migrantes.
No sábado (17), em diferentes horários, o MUB3 realiza ações de letramento financeiro, além de visitas mediadas que apresentam a história do mercado de capitais no Brasil.
Fonte: antena1