USP lista alimentos que tiram tempo de vida …

Sociedade e Bem-EstarSaúde MentalUSP lista alimentos que tiram tempo de vida …

O consumo contínuo de cerca de 115 gramas de bolachas recheadas – menos de um pacote – está associado à perda média de 39 minutos de vida saudável. O dado integra uma avaliação inédita do impacto dos principais alimentos consumidos no Brasil para a saúde humana e para o meio ambiente.

O estudo foi publicado na última sexta-feira (9) na revista científica International Journal of Environmental Research and Public Health e se ancora no Índice Nutricional de Saúde (Heni) – um sistema de pontuação sobre o impacto da alimentação à saúde em anos de vida saudável (sem incapacidades). O índice utiliza dados epidemiológicos para classificar e avaliar alimentos e dietas conforme as características nutricionais dos itens.

A pesquisa analisou os 33 alimentos que mais contribuem para a ingestão energética dos brasileiros. Além disso, os cientistas calcularam o impacto ambiental das porções em emissão de gases de efeito estufa (CO₂ equivalente) e volume de água utilizado. O trabalho é assinado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Técnica da Dinamarca (DTU).

No geral, produtos derivados de animais, particularmente carne vermelha, tiveram os maiores custos ambientais. Já alimentos de origem vegetal, como feijão e frutas, tiveram melhores pontuações no Heni e menores impactos ambientais. Ao Jornal da USP, a professora da Faculdade de Saúde Pública (FSP) Aline Martins de Carvalho explicou que a quantidade de minutos de vida perdidos está associada aos hábitos de consumo.

“Não se trata do consumo de uma única bolacha, nem de uma única vez na vida, mas sim um consumo contínuo dessa porção de bolachas. Se a pessoa consome por muitos anos e de forma diária, esse hábito irá reduzir o tempo de vida saudável dela”, disse.

De acordo com a pesquisa, o Índice Nutricional de Saúde médio no Brasil foi de -5,89 minutos, variando de -39,69 minutos para bolachas recheadas a +17,22 minutos para o consumo de peixes de água doce. Entre os piores colocados também estão a carne suína (-36,09 minutos), margarina com ou sem sal (-24,76 minutos), carne bovina (-21,86 minutos) e biscoitos salgados (-19,48 minutos). Por outro lado, alimentos in natura como peixes de água doce (+17,22 minutos), banana (+8,08 minutos), feijão (+6,53 minutos) e arroz com feijão (+2,11 minutos) mostraram bom desempenho tanto para a saúde humana quanto para a sustentabilidade do planeta.

A pizza de muçarela se destacou negativamente com o uso de mais de 306 litros de água para uma porção média de 280 gramas. Além do impacto negativo para a saúde, um prato de carne bovina emite mais de 21 kg de CO₂ equivalente, enquanto a banana tem emissão de apenas 0,1 kg de CO₂ equivalente e utiliza 14,8 litros de água por porção.

Fonte: antena1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Novidades

Ranking internacional elege praia na Bahia como …

A Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, localizada na Ilha dos Frades, em Salvador, conquistou o título de melhor praia das Américas...

Manter os joelhos fortes é importante em quase todos esportes

Muitas pessoas dizem que com uma certa idade já não é possível manter rotina de exercícios físicos devido ao joelho, que não...

São Paulo tem três restaurantes entre os 100 …

O ranking estendido do 50 Best Restaurants 2025 foi divulgado nesta quinta-feira (05). Dos quatro restaurantes brasileiros que aparecem entre o 51º e o...

Ga-ga, oh-la-la! – O visual matador de Lady Gaga e…

Atração principal da primeira noite do festival de Coachella, em Indio, na Califórnia, Lady Gaga mostrou porque é adorada pela turma da moda. Com...