Atividades turísticas batem recorde em dezembro …

ViagemAtividades turísticas batem recorde em dezembro …

Em dezembro de 2025, o índice de atividades turísticas apresentou crescimento de 0,2% na comparação com o mês anterior – quinto resultado positivo seguido, período em que acumulou um ganho de 3,1%. Com isso, o segmento se encontra 13,8% acima do patamar de fevereiro de 2020, renovando o recorde da série histórica.

O dado faz parte da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta quinta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Regionalmente, apenas quatro dos 17 locais pesquisados acompanharam o movimento nacional de alta. A contribuição positiva mais relevante ficou com o Rio de Janeiro (7,6%), seguido por São Paulo (0,8%) e Paraná (1,3%). Na outra ponta, Pará (-7,9%) liderou as perdas do turismo no mês, seguido por Bahia (-2,5%), Minas Gerais (-1,6%) e Rio Grande do Sul (-2,6%).

Frente a dezembro de 2024, o volume de atividades turísticas no Brasil teve variação de 0,1%, 19º resultado positivo seguido, impulsionado principalmente pelo aumento na receita de empresas de serviços de bufê, espetáculos teatrais e musicais e serviços de reservas relacionados a hospedagens.

Nove das 17 regiões apuradas mostraram avanço nos serviços voltados ao turismo, com destaque para o Rio de Janeiro (15,2%), seguido por Paraná (6,8%), Rio Grande do Sul (2,5%) e Espírito Santo (6,7%). Em contrapartida, São Paulo (-2,5%) exerceu o maior impacto negativo do mês, seguido por Minas Gerais (-8,9%), Goiás (-16,1%) e Santa Catarina (-4,8%).

No acumulado em 2025, o agregado especial de atividades turísticas avançou 4,6% frente a 2024, impulsionado pelos aumentos de receita obtidos por empresas de transporte aéreo de passageiros, serviços de bufê, serviços de reservas relacionados a hospedagens e hotéis.

14 dos 17 locais investigados também registraram taxas positivas, com destaque para São Paulo (3,9%) e Rio de Janeiro (10,8%), com Rio Grande do Sul (11,4%), Bahia (6,6%) e Paraná (5,5%) aparecendo em seguida. Em sentido oposto, Minas Gerais (-4,4%), Mato Grosso (-1,2%) e Goiás (-0,4%) assinalaram as únicas perdas do turismo no ano.

Fonte: antena1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
8 * 5 = ?
Reload

This CAPTCHA helps ensure that you are human. Please enter the requested characters.

Novidades

O fim do no pain, no gain? Por que nova geração treina diferente -Sport Life

Por décadas, o grito de guerra nas academias foi um só: “no pain, no gain” (sem dor, sem ganho). A ideia de...

Adapte-se à Inteligência Artificial ou torne-se obsoleto

A Inteligência Artificial (IA) deixou de ser apenas uma tendência tecnológica para se consolidar como um marco de transformação profunda na sociedade. Ela redefine...

Frota de ônibus elétricos de São Paulo ganha 120 …

A Prefeitura de São Paulo entregou na última segunda-feira (22) mais 120 novos ônibus elétricos para transportar a população da capital. Agora, a frota...

5 dicas para o fondue de chocolate perfeito

Veja também: fondue de queijoAgora que você já sabe tudo sobre fondue de chocolate, que tal descobrir como fazer a versão com queijo?Confira aquiVeja...

Alejandro Moreno, CEO da Trul Hotéis, discutirá A Criação de Destinos Desejáveis no Imobtur 2025

O painel propõe uma reflexão sobre os caminhos e estratégias para transformar regiões com potencial turístico em destinos relevantes no cenário nacional e internacionalO...