Bebidas com cafeína podem ajudar a proteger o …

Sociedade e Bem-EstarSaúde MentalBebidas com cafeína podem ajudar a proteger o …

Por Nancy Lapid

9 Fev (Reuters) – Beber algumas xícaras de ⁠café ou chá com cafeína todos os dias pode ajudar, de forma modesta, a preservar a capacidade cerebral e prevenir a demência, relataram pesquisadores nesta segunda-feira.

Pessoas com a maior ingestão diária de café (com cafeína) tiveram um risco 18% menor de desenvolver demência em comparação com aquelas com a menor ingestão, de acordo com um estudo baseado em respostas a questionários com 132.000 adultos norte-americanos ao longo de quatro décadas.

Publicado na JAMA, o estudo também descobriu que as pessoas com maior consumo apresentavam uma taxa menor — ​de quase 2 pontos percentuais — de problemas de ⁠memória ⁠ou raciocínio autopercebidos em comparação com aquelas com menor consumo.

Os resultados foram semelhantes com os chás que contêm cafeína, mas não com bebidas descafeinadas, afirmaram os pesquisadores.

Embora as descobertas sejam encorajadoras, o estudo não prova que a cafeína ajuda a proteger o cérebro, disseram eles.

A proporção do efeito da ‌cafeína, se houver, é pequena, e há outras maneiras mais bem documentadas de ​proteger a função cognitiva à medida que as ‌pessoas envelhecem, disse o ​líder ​do estudo, Dr. Daniel Wang, da Harvard Medical School, em um comunicado.

Fatores de estilo de vida associados a menores riscos de demência incluem exercícios físicos, dieta saudável e sono adequado, ​segundo pesquisas anteriores.

‘Nosso estudo sugere que o consumo de café ou chá com cafeína pode ser uma peça desse quebra-cabeça’, disse Wang.

Os resultados foram mais evidentes nos participantes que consumiram duas a três xícaras de café com cafeína ou uma a duas xícaras de chá com cafeína por dia, relataram os pesquisadores.

Aqueles que bebiam café com cafeína também apresentaram melhor desempenho em alguns testes objetivos de função cognitiva, de acordo com o estudo financiado pelos Institutos Nacionais de Saúde.

Mais pesquisas são necessárias para validar os fatores e mecanismos responsáveis pelas descobertas, afirmaram os pesquisadores.

Eles observam que ingredientes bioativos no café e no chá, como cafeína e polifenóis, surgiram como possíveis ⁠fatores que reduzem a inflamação e os danos às células nervosas, ao mesmo tempo que ‌protegem contra o declínio cognitivo.

‘Também comparamos ⁠pessoas com diferentes predisposições genéticas para desenvolver demência e observamos os mesmos resultados — o que significa que o café ou a cafeína provavelmente são igualmente benéficos ‍para pessoas com alto e baixo risco genético de desenvolver demência’, afirmou em comunicado o coautor do estudo, Dr. ​Yu ‌Zhang, da Escola de Saúde Pública T.H. Chan da Universidade de Harvard.

(Reportagem de Nancy Lapid)

Fonte: antena1

Novidades

Jean Garcia CEO da Hadassa Viagens brilha no palco das premiações internacionais

É mais você, fantástico, espetacular… O Grupo Hadassa Viagens não para de surpreender e além das promoções imbatíveis em preços, roteiros e excelência, a...

Onde comer omakase em São Paulo

Você pode não gostar do ambiente, com grafites de gueixas e samurais nas paredes de tijolinho branco, flores estampadas perto da escada, luz baixa,...

Chá de hibisco com sachê x flor seca: qual escolher?

Com as temperaturas mais baixas, bebidas quentes voltam a fazer parte da rotina. Entre elas, o chá de hibisco pode ser uma alternativa para...

Amika expande atuação e estreia na categoria de cuidados corporais

Marca independente reconhecida por haircare aposta no mercado global de banho e corpo — estimado em US$ 11 bilhões — como parte de uma...

Clínica Agamenon Alphaville será inaugurada com coquetel exclusivo e apresenta novo conceito em estética avançada

Evento reunirá empresários, influenciadores, personalidades e imprensa para marcar a chegada de um empreendimento que une tecnologia, sofisticação e atendimento personalizadoAlphaville receberá, em grande...