O chá de gengibre tem um sabor picante e quente que torna a experiência marcante. Os especialistas reconhecem o rizoma – erroneamente chamado de raiz – como um belo suporte para a saúde e digestão, sendo ideal para ser consumido após as refeições.

Pedaços de gengibre Foto: Adobe Stock
Sempre vale desconfiar de promessas atrelas ao chá como determinantes para emagrecer ou acelerar o metabolismo. Porém é inegável que o gengibre pode e deve fazer parte de qualquer plano de alimentação mais saudável, dado seus benefícios já descritos.
Veja os benefícios do gengibre para o metabolismo
Agora, um guia produzido pela empresa londrinaThe Tea Makers reuniu os passos mais fundamentais para o bom preparo do chá de gengibre e também qual é a sua grande função.
A seguir, veja as recomendações principais de preparo e também como incorporar o mesmo na gastronomia – trazendo uma picância irresistível para qualquer prato.
Que horas tomar o chá de gengibre?
Apesar de não ter cafeína, o picante natural do chá “ajuda a revitalizar o corpo, ótimo para tomar logo cedo e também para quem deseja reduzir o consumo de cafeína”.
“Além disso, uma xícara de chá de gengibre é um excelente digestivo para desfrutar após as refeições, inclusive as realizadas no período da noite”, informa o guia.
O chá de gengibre pode aquecer você em um dia frio, “mas também é recomendado para quem está se sentindo mal ou para aliviar o estômago desconfortável”, sendo essa a grande função conforme mapeou o The Tea Guide.

Chá de gengibre Foto: J.sonprom
Como preparar o chá? Conheça 3 formas
- 1) Tradicional (Receita The Tea Makers)
Ingredientes
Gengibre de folhas soltas
200ml de água fervente (100°C)
1 xícara ou caneca
1 infusor de chá
Modo de preparo
Meça 1-2g de gengibre e adicione ao infusor.
Coloque o infusor na xícara ou caneca, depois despeje aproximadamente 200ml de água fervente
Deixe o chá fermentar por 3-4 minutos.
Remova cuidadosamente o infusor do seu copo.
Adoce com mel se desejar
- 2) Gengibre e hortelã e suco de laranja (Receita Esalq – USP)

Formas de preprar o chá Foto: matka_Wariatka/Adobe Stock
Ingredientes:
1 copo (americano) de suco de laranja
2 rodelas de gengibre
2 rodelas de nabo
1 pedaço de canela em pau
5 cravos da Índia
3 folhas frescas de hortelã
Mel para adoçar
Modo de preparo
Ferva os ingredientes por três minutos. Coe, adoce e beba à noite
- 3) Gengibre e canela (receita da Embrapa)

Cravo, canela, gengibre, cominho…. Especiarias são trunfo em qualquer cozinha Foto: Fernando Sciarra/Estadão
Ingredientes:
5 fatias de gengibre com 1 cm de espessura cada
3 xíc. (chá) de água
2 à 3 col. (sopa) de açúcar mascavo ou demerara
1 maçã gala;
Casca de 1 laranja
Casca de 1 limão
2 paus de canela
4 cravos.
Modo de Preparo:
Em uma panela média junte o açúcar, o gengibre, as cascas, a canela, o cravo e leve em fogo baixo, mexendo sempre até caramelizar o açúcar;
Adicione a água aos poucos, e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 20 min.;
Fatie as maçãs em fatias finas para decorar o pires em que será servido o quentão; Retire a bebida do fogo e sirva em uma xícara grande.
Maneiras simples de incorporar gengibre no dia a dia
O portal de Harvard, da área de saúde, também sugere outras formas de incluir gengibre no dia a dia sem ser por meio do chá.
Uma das orientações é por meio do pó de gengibre, uma forma versátil, frequentemente usado em produtos de panificação, ou adicionado a sopas e ensopados.
Outra sugestão é fazer o que eles chamam de “ginger snaps”. “Você pode picar e adicionar gengibre cristalizado à sua receita ou — melhor ainda — adicionar gengibre fresco descascado e ralado em saladas e carnes.
E não perca o lado salgado do gengibre. “Experimente com ervilhas, pimentões vermelhos, brócolis e amendoins sem sal. Você pode adicionar o gengibre picado ao colocar o alho e finalizar tudo com um molho à base de soja e óleo de gergelim, adoçado com um toque de açúcar mascavo”, sugere aa publição.
Dicas para escolher e armazenar gengibre fresco
No mesmo portal com recomendações de Harvard a orientação é:
– procure gengibre firme ao toque, com pele fina e esticada e carne que se desprenda facilmente do corpo principal do gengibre.
– você deve evitar pedaços que estejam murchados ou com pontos macios, mas não se preocupe se a polpa tem um tom azul ou esverdeado; É seguro para comer e não afeta o sabor.
– procure raízes grandes com menos nódulos ou saliências, pois são mais fáceis de descascar.
– guarde o gengibre na gaveta de produtos com legumes, ou em um saco plástico com ar removido. Se você não usar com frequência, também pode guardar gengibre no freezer.
– certifique-se de lavar e secar antes de congelar, mas sinta-se à vontade para congelar como pretende usar — pode ser congelado descascado, fatiado, picado, picado ou totalmente intacto.
Receitas com gengibre

Wrap com gengibre Foto: Alex Silva/Estadão
Outra sugestão é um wrap com gengibre e que a receita está aqui
Polpetinhas de frango com limão e gengibre
Marinada de saquê e gengibre
