Com 35% de pretos e pardos na TI, Numen aposta em banco de talentos para ampliar inclusão

Últimas NotíciasCom 35% de pretos e pardos na TI, Numen aposta em banco...

Empresa almeja obter 200 currículos cadastrados.

De acordo com o Censo de Diversidade do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), lançado pela Brasscom, apenas 35% dos respondentes se identificam como pessoas pretas (15,5%) e pardas (19,5%). Na contramão dessa realidade, a Numen, líder em soluções tecnológicas, acaba de lançar o banco de talentos exclusivo para esse público. Os interessados já podem se cadastrar no site.

O projeto nasce como mais uma iniciativa permanente da empresa, com o intuito de consolidar um canal prioritário para garantir que profissionais pretos e pardos sejam considerados em todos os processos seletivos da consultoria. Para se cadastrar, não há exigência de pré-requisitos, além da vontade de crescer junto com a Numen.

No entanto, aqueles que quiserem detalhar sua experiência e diferenciais no mercado de trabalho também podem acrescentar as informações no perfil. Na prática, o banco de talentos funcionará como um portfólio estratégico para recrutamento e seleção. Cada perfil será mapeado e, na disponibilidade de novas vagas, havendo compatibilidade, o profissional será selecionado com prioridade para participar do processo seletivo.

Em caso de ausência de perfis compatíveis, o cadastro permanecerá na base, seguindo as normas previstas pela LGPD, com a possibilidade de consulta para futuras oportunidades. Pautada na ideia de que não existe inovação sem diversidade, cada candidato recrutado terá acesso à trilha de aprendizagem e capacitação realizada pela empresa. Além disso, a organização tem como missão envolver toda a liderança em cada projeto, a fim de sensibilizar e promover maior apoio à causa.

O anúncio é celebrado por Andreia Tsuruhame, CEO da Numen. “Queremos, cada vez mais, formar um time diverso. Entendemos que, para isso, é fundamental fomentar ações que atraiam esse público.

Ao criarmos o banco de talentos para pessoas pretas e pardas, estamos indo na contramão da baixa participação desses profissionais em um setor de tamanha relevância como o de tecnologia”, afirma.

A iniciativa integra o “Fenumenalls”, projeto que engloba cinco comitês: Diversidade e Inclusão, voltado para pessoas LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência, pessoas pretas, mulheres e profissionais 50+. Os comitês permitem que as demandas desses grupos sejam ouvidas de forma estruturada, com propostas de melhorias que vão desde políticas internas até programas de desenvolvimento e sensibilização.

A frente é liderada por Felipe dos Anjos, Head de Employer Branding e DEI na Numen. “Nossa empresa sempre manteve em seu DNA a pauta de diversidade, fomentando ações em prol desse propósito. Agora, estamos ampliando o alcance dessas iniciativas, desenvolvendo uma série de ações que visam atrair novos talentos, pertencentes a diversos grupos. Afinal, uma empresa que se compromete com diversidade não apenas amplia seu repertório, mas transforma a própria cultura ao reconhecer que a pluralidade é uma força estratégica”.

O comitê responsável pelo banco de talentos será liderado por Patrícia Bernardes (Analista de Departamento Pessoal). “Sendo uma pessoa parda e que veio da periferia, sempre tive vontade de trabalhar numa empresa que tivesse esse olhar de inclusão. A partir dessa iniciativa, estamos abrindo uma janela de oportunidades para esses profissionais, garantindo a capacitação e a oferta de entrar em um mercado tão nichado como o de TI”.

Como embaixadora do programa está Julia Lopes (Analista de Marketing). “Eu, enquanto mulher preta, fico feliz em saber que daqui a alguns meses, teremos ainda mais representatividade dentro da nossa organização. Sabemos que, infelizmente, na maioria das vezes, pessoas iguais a mim não têm acesso fácil a esse ambiente. Mas, agora, a partir do nosso banco de talentos, estamos viabilizando essa jornada”.

Com todos os objetivos alinhados, a empresa tem a meta de atingir a marca de 200 currículos cadastrados. “Com o nosso banco de talentos para pessoas pretas e pardas, estamos dando mais um passo rumo ao nosso objetivo central: ser a consultoria preferida entre as demais”, finaliza Andreia.

Sobre a Numen:
Com presença no Brasil, Europa e América do Norte, a Numen é uma consultoria com forte atuação em projetos SAP e parceira estratégica de grandes players globais como AWS, Salesforce e Celonis. Reconhecida por sua abordagem inovadora e foco consistente em resultados, a Numen apoia empresas na transformação digital e na geração de valor sustentável. Para mais informações, visite: https://numenit.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
6 + 1 = ?
Reload

This CAPTCHA helps ensure that you are human. Please enter the requested characters.

Novidades

50 Best: descubra como funciona a maior premiação de restaurantes do mundo

Considerado o Oscar da gastronomia, o The World’s 50 Best Restaurants é a maior premiação de restaurantes do planeta. Dividido entre Restaurants e Bars,...

IFSCC 2025 celebra avanços científicos e aponta tendências para o futuro da beleza

O Congresso da IFSCC 2025 foi realizado em Cannes, na França, e reuniu representantes de quase 80 sociedades nacionais de químicos...

Lideranças de 15 estados debatem futuro do empreendedorismo feminino

Mulheres líderes reunidas na 37ª CONFAM da BPW Brasil em Bento Gonçalves, debatendo empreendedorismo feminino e expansão da organização.

Air Canada anuncia fim da greve de comissários …

Em greve desde o último sábado (16), os comissários de bordo da Air Canada chegaram a um consenso com a companhia para a retomada...

Cantareira passará a operar na faixa de …

A Agência Nacional de Águas (ANA) e a Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP Águas) informaram que o Sistema Cantareira passará...