3 especiarias brasileiras para incluir na alimentação; veja receitas deliciosas

Gastronomia3 especiarias brasileiras para incluir na alimentação; veja receitas deliciosas

divider

Da Amazônia ao Cerrado, as especiarias estão por toda parte. Para além da baunilha, os chefs confeiteiros estão, cada vez mais, olhando para suas raízes e inserindo esses frutos aromáticos em seus preparos. Confira 3 especiarias brasileiras e receitas para se inspirar, e fazer em casa.

Cumaru

Das especiarias brasileiras, talvez a mais conhecida seja o cumaru. Versátil, serve para aromatizar diversos preparos, pode ser usado ralado ou em infusão. Na boca, o sabor lembra coco e baunilha. E, com o cumaru em mãos, é hora de inseri-la em receitas.

Drinque com cachaça de cumaru e ginger ale. Foto: Thiago Maziero/Bosco/Divulgação

Uma forma diferente é por meio de drinques. O bar do Bosco, em São Paulo, tem, no cardápio, o Niemeyer. O preparo leva cachaça, vermute circollo rosso, ginger ale e 1 rodela de limão desidratado. O segredo está na cachaça, que é aromatizada com cumaru. Super simples de preparar, basta colocar as sementes e deixar infusionar por, pelo menos, 4 dias. Confira o passo a passo completo aqui.

Amburana

Diretamente do Cerrado, a amburana. Ela é perfeita para aromatizar bebidas, o que permite que ela passeie entre os pratos doces e salgados. Na boca, seu sabor parece o próprio cumaru, já que possuem a mesma substância aromática.

Mole negro e branco do Metzi Foto: Nani Rodrigues/Divulgação

Como receita, o Paladar indica o mole branco com cachaça de amburana, couve-flor com tucupi negro e jambu, dos chefs Eduardo Ortiz e Luana Sabino, do Metzi Restaurante. Prato sofisticado, e delicioso! Os moles são molhos, típicos da culinária mexicana.

Na sua composição, levam diversos ingredientes, o que deixa o sabor super complexo. Além do mole branco, outro destaque do prato é o tucupi negro, que é uma redução do suco de tucupi tradiconal. Veja receita completa aqui.

Puxuri

Por fim, mas não menos importante, o puxuri. Típico da região Amazônica, essa especiaria tem um sabor quase mentolado, que leva notas de cardamomo e noz-moscada. Como as demais, brilha quando ralado ou infusado em preparos.

  Foto: Daniel Teixeira|Estadão

Para finalizar as receitas, por que não um clássico arroz doce? Essa versão, ensinada pelo chef-confeiteiro Rodrigo Ribeiro, de tradicional não tem nada! Além do puxuri, o preparo leva cumaru, amburana e pacová, essa última é uma semente da Mata Atlântica, com sabores que lembram gengibre e cardamomo.

Com as especiarias em mãos, o restante dos ingredientes são mais simples de conseguir. Você vai precisar de arroz, leite e açúcar. Para complementar, sirva com calda de caramelo. Veja o passo a passo completo em receita publicada pelo Paladar.



Source link

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Novidades

para que serve aquela fita no calcanhar dos tênis? A função é genial

Fita no calcanhar dos tênis não é apenas estética – Foto: Reprodução/NDSabe aquela fita no calcanhar dos tênis? Muita gente acha que...

Vinícola brasileira aparece entre as 100 …

Pela primeira vez, uma vinícola brasileira entrou para a lista das 100 melhores do mundo. Fundada em 1973, no Rio Grande do Sul, a...

5 dicas para o fondue de chocolate perfeito

Veja também: fondue de queijoAgora que você já sabe tudo sobre fondue de chocolate, que tal descobrir como fazer a versão com queijo?Confira aquiVeja...

Celebração na ONU exalta força da língua portuguesa na construção da paz

Na celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa, na sede da ONU, em Nova Iorque, o idioma foi exaltado como uma força viva que...

Novo regulamento exige ambiente de trabalho saudável

Todas as empresas precisarão revisar e atualizar suas políticas de SST para atender às novas normas.