Contran aprova fim da obrigatoriedade de …

Contran aprova fim da obrigatoriedade de …

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou, nesta segunda-feira (1º), uma resolução que muda o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A principal novidade é o fim da exigência de aulas em autoescolas.O projeto permite que o candidato escolha diferentes formas de se preparar para os exames teórico e prático, que continuarão obrigatórios.

Com isso, o custo para tirar o documento, que atualmente chega a R$ 5 mil, poderá cair em 80%.

O texto proposto pelo Ministério dos Transportes passou por consulta pública, foi aprovado por unanimidade pelo Contran e entrará em vigor após a publicação no Diário Oficial da União.

De acordo com a pasta, o objetivo das mudanças é tornar a CNH mais acessível para a população, especialmente nas categorias A (motocicletas) e B (veículos de passeio). Segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito, 20 milhões de brasileiros já dirigem sem habilitação e mais 30 milhões têm idade para dirigir, mas não possuem o documento.

O que muda

A abertura do processo para tirar a CNH poderá ser feita diretamente pelo site do Ministério dos Transportes ou por meio da Carteira Digital de Trânsito (CDT). O cidadão ainda precisará comparecer presencialmente em etapas como coleta biométrica e exame médico.

A resolução prevê curso teórico gratuito e digital. O governo federal deve disponibilizar o conteúdo online sem custos para o candidato, que poderá estudar presencialmente em autoescolas ou instituições credenciadas, se preferir.

Também haverá flexibilização das aulas práticas e abertura para instrutores credenciados pelos Detrans. O novo modelo retira a exigência de 20 horas-aula práticas. Agora, a carga horária mínima será de duas horas.

O candidato poderá escolher como fará sua preparação: contratando um centro de formação de condutores tradicional ou um instrutor autônomo. Nenhum profissional poderá atuar sem credenciamento oficial, todos passarão por fiscalização pelos órgãos estaduais, deverão cumprir requisitos padronizados nacionalmente e serão identificados digitalmente na CDT.

Fonte: antena1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
8 - 2 = ?
Reload

This CAPTCHA helps ensure that you are human. Please enter the requested characters.

Novidades

ONU: ataques a escolas em zonas de conflito aumentam 44% num ano

Um relatório apresentado nas Nações Unidas indica que ataques a escolas aumentaram 44% no ano passado.As áreas mais afetadas incluem Israel e Territórios Palestinos,...

EUA vão fotografar estrangeiros que entrarem e …

O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos anunciou, na última sexta-feira (24), que passará a fotografar todos os estrangeiros que entrarem ou saírem...

Seu cabelo pode estar impedindo sua promoção? Entenda a ‘Hair Theory’

Pequenas mudanças no corte, na cor ou no penteado podem influenciar a forma como você é percebida – Foto: Freepik/NDVocê já parou...

Item obrigatório entre os marombeiros dos anos 80 está bombando nas academias em 2025

Nos anos 80 era símbolo de marombeiro. Hoje, é aliado de treino de quem busca resultadosFoto: Imagem gerada por IA/NDItem obrigatório entre...