Empresa catarinense Lunelli torna-se uma das 19 marcas de moda no mundo com Certificação B

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Compromisso da Lunelli com o impacto positivo se manifesta em ações concretas em toda a sua operaçãoFoto: Divulgação/Lunelli/NDEntre milhares de marcas de moda no mundo, apenas 19 com mais de mil colaboradores possuem a Certificação Sistema B. Agora, a Lunelli faz parte desse grupo restrito, integrando também o time de 560 Empresas B no Brasil e 100 no Paraguai.Dizem que quem planta colhe, e essa conquista é a prova de que investir em responsabilidade socioambiental e senso de comunidade traz frutos para a empresa e para a sociedade. “Passamos a fazer parte de um seleto grupo, que integra um movimento global de transformação, composto por negócios que colocam as pessoas e o planeta no centro das decisões, e que atuam de forma colaborativa para gerar impacto positivo e duradouro”,  afirma Viviane Cecilia Lunelli, presidente da Lunelli.“Essa conquista só é possível porque temos um time que acredita e atua com intenção. Que cria e faz Moda com Significado todos os dias”, completa.O compromisso da Lunelli com o impacto positivo se manifesta em ações concretas em toda a sua operação. A empresa prioriza o uso de materiais mais conscientes, como o algodão BCI e a viscose responsável, ao mesmo tempo que implementa medidas de eficiência energética e promove ativamente a inclusão social.Além disso, a Lunelli é signatária do Pacto Global da ONU Rede Brasil e Paraguai, demonstrando seu alinhamento com os princípios de ESG (Ambiental, Social e Governança).

O que é a Certificação B?

A Certificação B (ou selo B Corp) é uma chancela internacional concedida pela organização B Lab a empresas que desejam equilibrar propósito e lucro, sendo reconhecidas por gerar impacto social e ambiental positivo.A Lunelli é signatária do Pacto Global da ONU Rede Brasil e Paraguai, demonstrando seu alinhamento com os princípios de ESG (Ambiental, Social e GovernançaFoto: Divulgação/Lunelli/NDPara obtê-la, a empresa passa por um rigoroso processo de avaliação (a “Avaliação de Impacto B” ou BIA), seguida de auditoria externa e de compromissos legais de governança, transparência e melhoria contínua.Na avaliação B, são consideradas cinco dimensões principais de impacto:Governança (como a estrutura de gestão, transparência e ética);Trabalhadores (condições de trabalho, participação, remuneração justa);Comunidade (relações com o entorno local, diversidade, fornecedores);Meio ambiente (uso de recursos, emissões, gestão de resíduos);Clientes (valor entregue, impacto dos produtos ou serviços).A empresa precisa alcançar uma pontuação mínima (geralmente 80 pontos de um total possível de 200) para ser certificada, além de adotar cláusulas legais para incorporar a missão de impacto no estatuto social. No mercado global, a certificação B é bastante exigente e restrita, especialmente no setor da moda e têxtil.

Lunelli e o reconhecimento internacional

A Lunelli tem expandido seu reconhecimento internacional ao consolidar práticas de sustentabilidade e certificações ambientais em suas operações no Brasil e no Paraguai.Um exemplo: sua unidade no Brasil já possuía a certificação ISO 14001 desde 2016 e, em 2024, a unidade de beneficiamentos no Paraguai, localizada em Minga Guazú, foi certificada pela norma ambiental pela primeira vez.O reconhecimento recente com o Certificado B gera um diferencial relevante, pois posiciona a Lunelli como uma indústria que alia escala, produtividade e sustentabilidade.Em Santa Catarina e no Brasil, isso significa que a Lunelli serve de referência para outras empresas, sendo um nome de destaque no que tange à implementação de normas ambientais, práticas ESG e inovação de processos (como ecotecnia, gestão de resíduos, redução de impacto hídrico e estamparia digital).

Impacto da certificação

Ao conquistar a Certificação B, a Lunelli se conecta a um movimento global de empresas que decidiram seguir um caminho diferente: não apenas visar resultados financeiros, mas também cuidar das pessoas, das comunidades e do planeta.Esse selo mostra que é possível equilibrar lucro com propósito, que cada decisão de negócio também pode levar em conta os impactos sociais e ambientais. Na Lunelli, isso fica claro nos relatórios de sustentabilidade e nas ações que permeiam todas as frentes: desde a forma como tratam seus colaboradores, até como utilizam recursos naturais, como água e energia, além de como medem suas emissões de carbono.Para quem veste Lunelli, seja colaborador, cliente ou pessoas da comunidade onde a empresa está presente, isso significa mais do que produtos bonitos.É fazer parte de iniciativas como programas de saúde e bem-estar para equipes, ações de inclusão, investimentos sociais e doações. Essas ações, além de melhorar a vida das pessoas diretamente envolvidas, também inspiram confiança e admiração no mercado.

Importância para SC e para a indústria da moda

Para Santa Catarina, a Lunelli é motivo de orgulho. Com forte enraizamento no estado (com várias unidades fabris em cidades como Jaraguá do Sul, Guaramirim, Corupá, Barra Velha, Massaranduba, Luiz Alves), a empresa combina tradição familiar com espírito inovador. Sua presença gera muitos empregos, aquece a economia regional e puxa para cima padrões de qualidade e responsabilidade socioambiental. Esse reconhecimento chega de várias frentes: ela é uma das indústrias catarinenses mais premiadas e ganhou a Ordem do Mérito Industrial da FIESC.O modelo de atuação da Lunelli contribui para elevar o padrão de toda a indústria têxtil brasileira: cria pressão e inspiração para que concorrentes também adotem práticas mais responsáveis, invistam em inovação e façam moda de um jeito mais consciente.

Iniciativas sociais e ambientais que reforçam o propósito da marca

O Programa de Conquista de Resultados (PCR) e o LunelliPrev são bons exemplos de como a empresa valoriza seus colaboradores. Pelo PCR, em 2024, a Lunelli distribuiu R$ 15 milhões entre 4.800 colaboradores.O modelo de atuação da Lunelli contribui para elevar o padrão de toda a indústria têxtil brasileiraFoto: Divulgação/Lunelli/NDJá o LunelliPrev é um plano de previdência complementar que oferece mais segurança e planejamento para o futuro. Também há programas internos de saúde, segurança, bem-estar, inclusão e diversidade que ajudam a construir um ambiente de trabalho onde as pessoas se sintam respeitadas, motivadas e orgulhosas de fazer parte da missão da empresa.No campo ambiental, a Lunelli avança com ações ecoeficientes que inspiram o setor. A empresa usa matérias-primas mais responsáveis, como algodão certificado pela BCI (Better Cotton Initiative) e viscose com critérios de rastreabilidade e sustentabilidade.A estamparia digital da Lunelli, considerada a maior do Brasil, permite imprimir tecidos com muito menos água e energia em comparação com métodos tradicionais. O processo digital consome menos água do que o método de estamparia rotativa.Além disso, há práticas como reaproveitamento de tecidos, economia de energia (inclusive com projetos de captação solar), redução de papel e plástico nos processos administrativos, tratamento de efluentes e iniciativas de economia circular.Para saber mais sobre a Lunelli, acesse o site oficial e as redes sociais.

Fonte: ndmais

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