Unesco marca Dia Mundial da Ciência para a Paz e o Desenvolvimento com foco em jovens

CulturaUnesco marca Dia Mundial da Ciência para a Paz e o Desenvolvimento...

Este 10 de novembro é o Dia Mundial da Ciência para a Paz e o Desenvolvimento. A data celebra o papel importante da ciência na sociedade e a necessidade de se engajar um maior número de pessoas em debates sobre assuntos científicos.

“A juventude na linha de frente” é o tema deste ano, que também marca a Década Internacional das Ciências para o Desenvolvimento Sustentável, que vai de 2024 a 2033.

Planeta frágil x comunidades resilientes

A proposta do Dia Mundial é dar oportunidade de mobilização a todos os agentes ao redor do mundo sobre ciência para paz – desde representantes de governos, alunos, empresas de mídia e outros setores.

Segundo a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, ao levar a sociedade para mais da ciência, a data ajuda os cidadãos a se informarem sobre o desenvolvimento na ciência. 

Jovens em evento da ONU em Nova Iorque

E aqui, os cientistas têm um papel em ampliar o conhecimento de um planeta frágil e em ajudar a tornar as comunidades mais sustentáveis.

A Agência da ONU incentiva a realização de atividades para marcar o Dia. Com a participação dos jovens, a Unesco também pretende atrair participantes leigos a descobrir e explorar o papel da ciência num mundo digitalizado e em constante mudança.

Cientistas renomados e participantes leigos em debate

Os jovens também terão oportunidade de fazer perguntas a cientistas renomados sobre os caminhos da ciência e como ela pode ajudar com soluções para os problemas mais prementes desta era.

O Dia Mundial da Ciência para a Paz e o Desenvolvimento foi instituído em 2001 pela Unesco e tem gerado recursos para a ciência ao redor do globo.  O Dia também incentiva a cooperação entre cientistas que vivem em áreas de conflitos e guerras.

Em agosto passado, a Assembleia Geral da ONU proclamou o período de 2024 a 2033 como a Década Internacional das Ciências para o Desenvolvimento Sustentável. 

A proposta é promover a alfabetização científica e a cooperação entre os governos, agências da ONU e setor privado, além da sociedade civil. A Década quer ainda aumentar o papel da ciência e contribuir para um futuro mais próspero e seguro para todos.

Fonte: veja.abril

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Novidades

Nos Jardins, Grotta Cucina coloca a alta gastronomia italiana no cardápio

Quando abriu as portas nos Jardins, na metade de 2024, o restaurante Grotta Cucina tinha uma meta ambiciosa: misturar tradição e sofisticação no cardápio,...

Sistema digital vai mapear as árvores da cidade …

O secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi, anunciou na última semana o edital para o Inventário Municipal Arbóreo, que visa...

Tyago e Gabriel: A Dupla Sertaneja que Está Levando o Tocantins aos Palcos NacionaisTyago e Gabriel

Do interior do Tocantins a Goiânia, Tyago e Gabriel conquistam espaço no sertanejo com talento, trabalho duro e raízes que emocionam. Tyago e Gabriel, jovens...

vai melhor antes ou depois do treino? Entenda

A laranja está entre as frutas mais populares do mundo. Essa fruta detém a fonte natural de fibras. E, fora isso, é...