O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta quinta-feira (4), que a cidade de São Paulo receberá o primeiro hospital público inteligente do Brasil, com o início das atividades previsto para o fim de 2027..
O Instituto Tecnológico de Medicina Inteligente (ITMI-Brasil) será instalado no complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). A unidade de emergência terá 800 leitos dedicados ao atendimento de adultos e crianças nas áreas de neurologia, neurocirurgia, cardiologia e terapia intensiva.
O projeto, fruto da parceria entre o Ministério da Saúde, a USP e o Governo de São Paulo, prevê um edifício de 150 mil m² e contará com investimento de US$ 320 milhões do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB-Brics), que será solicitado ao banco dos BRICS.
De acordo com a pasta, o ITMI-Brasil combinará tecnologias de ponta, com acesso público e gratuito. Com inteligência artificial, ambulâncias conectadas em 5G e telessaúde, o objetivo é reduzir o tempo de atendimento em casos graves de até 17 horas para apenas 2 horas. Além da assistência, o instituto atuará como centro de pesquisa, inovação e formação de profissionais em áreas como saúde digital, telessaúde, inteligência artificial, engenharia clínica e segurança cibernética.
O investimento também financiará a criação de uma rede nacional de UTIs inteligentes em 10 capitais (Belém, Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife, São Paulo, Salvador e Teresina). As UTIs estarão conectadas à UTI do Hospital das Clínicas da USP e poderão contar com o suporte e expertise de seus profissionais.
Fonte: antena1