O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou, na última quinta-feira (7), a construção de uma ferrovia para transporte de passageiros entre a capital Porto Alegre e Gramado, na Serra Gaúcha. Pelo projeto, o trajeto levará apenas uma hora, com duas vias férreas – uma para cada sentido.
Com investimento privado estimado em R$ 4,5 bilhões, integralmente oriundo da SulTrens, a previsão de início da operação é de sete anos. A outorga de exploração para a empresa terá validade de 99 anos.
A estimativa é de que a obra gere 6.747 empregos diretos e outros 15.976 empregos indiretos, totalizando 22.723 postos de trabalho.
“Estamos falando de um projeto que vai fortalecer a mobilidade e impulsionar o turismo em uma das regiões mais visitadas do Brasil, com um modal moderno, sustentável e seguro”, disse o governador.
A nova linha passará por 19 municípios, com área de influência em 22: Porto Alegre, Canoas, Cachoeirinha, Gravataí, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom, Dois Irmãos, Sapiranga, Araricá, Parobé, Taquara, Morro Reuter, Nova Hartz, Igrejinha, Picada Café, Santa Maria do Herval, Três Coroas, Gramado e Canela. O percurso incluirá 27 cruzamentos rodoferroviários, 15 pontes e viadutos e nove túneis.
As estações de saída e chegada estarão localizadas a cerca de 700 metros do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, e na Av. Das Hortênsias, entre Gramado e Canela.
Fonte: antena1