Roma introduz taxa de acesso à Fontana di Trevi …

ViagemRoma introduz taxa de acesso à Fontana di Trevi …

Por Alvise Armellini e Matteo Negri

ROMA, 2 ⁠Fev (Reuters) – Os turistas que desejam seguir a tradição de jogar uma moeda na Fontana di Trevi, em Roma, precisarão gastar um pouco mais a partir desta segunda-feira, pois a cidade introduzirá uma nova taxa de visitação de 2 euros (US$2,40).

A taxa, que visa diminuir o excesso de turismo e ajudar a financiar a manutenção do monumento, se aplica apenas aos visitantes que descem os degraus de pedra para chegar perto da bacia da fonte.

A praça ao redor, que oferece vistas do marco histórico, continuará acessível gratuitamente.

A taxa será cobrada das 11h30 às 22h ​nos dias úteis e das 9h às 22h ⁠nos fins ⁠de semana. De acordo com as regras anunciadas pela primeira vez em dezembro, os moradores de Roma estão isentos, juntamente com pessoas com deficiência e seus acompanhantes, e crianças menores de 6 anos.

‘Eu não sabia que teríamos que pagar, mas não tenho nenhum problema com isso’, disse a turista argentina Valentina De ‌Vicentis, uma das pessoas afetadas pela nova taxa. Ela disse que espera que ​isso diminua a superlotação.

‘Há menos pessoas aqui, então acho ‌que é bom, porque, ​se ​não, há muita gente e você não consegue tirar fotos e não pode ficar (por muito tempo) e aproveitar.’

A Fontana di Trevi, onde a tradição dita que os visitantes joguem uma moeda ​na água para garantir seu retorno a Roma, é há muito tempo uma das atrações mais populares da cidade, mesmo para líderes mundiais em visita.

Ela é lembrada pela famosa cena do filme ‘La Dolce Vita’, de Federico Fellini, em que Anita Ekberg entra na fonte e acena para seu colega de elenco Marcello Mastroianni se juntar a ela: ‘Marcello! Venha cá!’

DEZ MILHÕES DE VISITANTES POR ANO

As autoridades afirmam que mais de 10 milhões de pessoas visitaram a fonte no período de dezembro de 2024 a dezembro de 2025, que coincidiu em grande parte com um Ano Santo Católico, ou Jubileu, que atraiu cerca de 33,5 milhões de peregrinos a Roma.

Alimentado por um antigo aqueduto romano e concluído em 1762, o ⁠monumento é uma obra-prima do barroco tardio que retrata Oceano, o deus de todas as águas, ‌simbolizando os diferentes humores dos mares ⁠e rios do mundo.

Com o turismo em expansão em Roma e em toda a Itália, taxas de visitação foram introduzidas em um número crescente de marcos culturais.

Entre eles ‍estão o antigo Panteão de Roma, toda a cidade de Veneza durante a alta temporada de viagens e, temporariamente, o ​pátio ‌em Verona com a varanda associada à peça ‘Romeu e Julieta’, de Shakespeare.

(Reportagem adicional de Gabriele Pileri)

Fonte: antena1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
9 + 2 = ?
Reload

This CAPTCHA helps ensure that you are human. Please enter the requested characters.

Novidades

Sensibilidade, propósito e fé marcam a Imersão Benuth – Direito de Ser Filho

Idealizado por João Miguel Arcanjo, um adolescente de apenas 12 anos, a imersão reuniu mais de 60 convidados em um encontro profundo, restaurador e...

BENTONE HYDROLUXE™ 360 revoluciona emulsões O/A com performance e sensorial clean beauty

A demanda por cosméticos leves, fáceis de aplicar, naturais e com sensorial agradável, inspirada em movimentos globais como K-beauty e clean...

Manhattan ou Dry Martini: a rivalidade eterna entre dois clássicos da coquetelaria

Toda família tem uma briga para chamar de sua. Na grande família etílica não poderia ser diferente. Existe uma rivalidade íntima entre dois ícones...