Qual é a melhor padaria de São Paulo

GastronomiaQual é a melhor padaria de São Paulo

Não é todo dia que uma padaria competa 60 anos em seu auge. A Panificadora Ceci — eleita a melhor padaria da Zona Sul de São Paulo em 2024 e a melhor da cidade, pelo terceiro ano consecutivo, no Padocaria SP — festeja o aniversário com a publicação de um livro contando sua história e, de que quebra, presenteia os leitores com algumas das receitas de maior sucesso desde a inauguração em 1965.

Ceci – 60 anos de história (R$ 129,90) será lançado no dia 30 de julho e estará disponível para venda na própria padaria a partir do dia 31 de julho.

Qual é a melhor padaria da Zona Sul de São Paulo

A padaria começou como muitas da cidade, vendendo pão quentinho e fresco todo dia. Ao longo desses anos todos, porém, fez o que muitas não fizeram: manter o clima intimista no espaço público que faz parte do cotidiano de todo paulistano. Seja na hora de encarar o pão na chapa com pingado do café da manhã, no meio tarde, quando os fregueses do bairro se abastecem de bolos, pães de leite e bombas de chocolate para o lanche, ou à noite, quando sempre tem fila para levar pão e frios cortados bem fininhos, ao gosto do freguês.

O segredo do preparo das broas de milho da Ceci estão no livro comemorativo Foto: Salvador Cordaro

O lugar faz parte da minha história. Cresci na Avenida Ceci e fui à escola na rua que faz esquina com a padaria, a Afonso Mariano Fagundes. Nem sei contar quantas vezes fui enviada à padaria em busca do pãozinho nosso de todo dia. Quando era criança, não resistia às maria-moles cobertas com coco fresco no balcão de doces. O moço que me atendia sabia que, na sequência, viria o pedido de sempre: cinco pãezinhos franceses claros. Não precisava abrir a boca para pedir. Até hoje não consigo passar em frente à padaria sem arrematar uns pãezinhos quentes, um pão de calabresa com casquinha crocante ou um pão doce recheado com creme.

Mas voltando ao livro… As histórias da padaria mais famosa do Planalto Paulista são tão suculentas quanto os quitutes comercializados por ali. Uma delas conta que, além do boca a boca, a padaria teve um aliado de ouro para o marketing do negócio. Durante anos a padaria forneceu sanduíches frescos para o programa Raul Gil, na Record —que mantinha seus estúdios no bairro vizinho. Luís Pedrosa de Oliveira, sócio da padaria que deixou o negócio em 2019, conta no capítulo inicial do livro: “Levávamos 500 lanches para o estúdio, tudo preparado com o maior capricho. Durante os intervalos do programa, os lanches eram distribuídos para a platéia e o Raul sempre agradecia ao vivo”.

O Bolo Souza Leão é uma das atrações da vitrine de doces da padaria que acaba de completar 60 anos Foto: Salvador Cordaro

Atualmente, a padaria é administrada por uma única família: os Fernandes, pai, mãe e filho. Nas 170 páginas da publicação, entram perfis dos funcionários mais antigos da padaria, como o José Claiton, que começou como faxineiro e hoje assume a confeitaria fria da padaria, onde assina bolos como o Souza Leão e o de sorvete.

Roberto Carlos, sim o nosso rei, também é citado no livro como freguês ilustre. “Os produtos são de excelência e estão sempre superando as minhas expectativas”, diz o cantor que, desde 2010, quando está pela cidade, encomenda na padaria pãezinhos doces como a rosca de coco, o folhado de maçã e a rosca São José para o lanche durante os vôos em seu avião particular, geralmente “estacionado” no Aeroporto de Congonhas, que fica nas redondezas da padaria mais famosa do Planalto Paulista.

Tem muita história boa no livro, que dedica um capítulo inteiro aos bastidores da produção de pães, bolos, doces e pizzas com receitas distribuídas fartamente a partir da página 57 do livro acompanhadas de imagens de dar água na boca. Tem receita de broa de milho, do pão caseirão, do mini-pão de calabresa, da rosca de torresmo, do bolinho de carne com ovo, do lanche de mortadela da casa. E também de doces como o bolo Floresta Negra, o Toalha Felpuda e até da maria-mole da minha infância.

Av. Afonso Mariano Fagundes, 1.350, Planalto Paulista.

Segunda à domingo, das 6h às 22h30

www.panificadoraceci.com.br @padariaceci





Source link

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
9 * 5 = ?
Reload

Dieser CAPTCHA hilft sicherzustellen, dass Sie ein Mensch sind. Bitte geben Sie die geforderten Zeichen ein.

Novidades

Três ajudas para comer chocolate de forma saudável -Sport Life

Julho é o mês dos amantes do chocolate, ou seja, o dia 7 é o dia mundial desse produto, que conquistou várias...

Treinar no inverno tende a ser uma missão ingrata

A estação mais fria do ano já está aí e as temperaturas baixas influenciam as pessoas a dormirem por mais tempo. Nesse...

Falar em público vai muito além da técnica — É sobre emoção e autenticidade

Gravar vídeos, falar em público, conduzir reuniões ou simplesmente expressar uma ideia com clareza… parece simples, mas eu já vi, e vivi, o quanto...

“Superman” e outras estreias da semana

Toda quinta-feira, novas produções entram em cartaz nos cinemas brasileiros. Para você não perder nada, a Antena 1 listou alguns dos principais lançamentos desta...