A Praia Central, em Balneário Piçarras, litoral norte de Santa Catarina, pode ter a faixa de areia alargada pela quarta vez em 27 anos. As intervenções anteriores oram realizadas em 1998, 2008 e 2012.
A Prefeitura lançou um novo edital no valor de R$ 38,2 milhões que prevê o engordamento de 2 dos 7 quilômetros da orla da cidade. Em outras tentativas faltaram projetos ou empresas habilitadas.
Balneário Camboriú e Florianópolis já adotaram a estratégia, que busca conter o avanço do mar e os efeitos da erosão costeira. O processo envolve barcos conhecidos como dragas, que retiram areia do fundo do mar e recolocam na orla.
“O engordamento da faixa de areia trará inúmeros benefícios para Balneário Piçarras, como ampliação da área disponível para os frequentadores da praia, oferecendo uma experiência ainda mais atrativa aos visitantes, fortalecendo a economia local e gerando mais oportunidades de emprego e renda. Além disso, ampliando a faixa de areia disponível cria uma espécie de “barreira” contra o avanço do mar e a erosão – como nos casos das ressacas”, disse a gestão Tiago Baltt.
A expectativa é concluir o trabalho 70 dias após a assinatura o contrato. O início das obras, porém, ainda não tem data prevista. As propostas podem ser enviadas até 5 de setembro.
Fonte: antena1