Fruta típica das feiras e mercados brasileiros, a tangerina, também conhecida como mexerica ou bergamota, se destaca por sua praticidade e pelo sabor adocicado e refrescante, além de ser uma fruta típica do inverno.
Benefícios da tangerina e diferentes composições
Para a matéria de Bárbara Giovani ao Estadão, na editoria Saúde, a nutricionista Sueli Longo, presidente da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN), explicou que a forma como a fruta é chamada costuma mudar de região para região, mas não é apenas o nome que é diferente.
Suas variedades também apresentam composições distintas, especialmente quando se trata da vitamina C.
Um exemplo claro dessa diferença está na comparação entre a tangerina Rio e a murcote. A primeira apresenta cerca de 111mg de vitamina C a cada 100g da fruta, enquanto a segunda oferece 21,8mg no mesmo peso.

Tangerina Foto: stock.adobe.com
Na cozinha
Versátil, a tangerina pode ir muito além do consumo in natura. Seu suco rende bebidas refrescantes, molhos cítricos para saladas e até caldas para sobremesas.
As raspas da casca, por sua vez, são ótimas para aromatizar bolos, tortas e massas.
Já os gomos podem ser incorporados em saladas leves ou usados como acompanhamento de carnes, dando um contraste adocicado e fresco aos pratos. Veja receitas simples com a fruta:
Sonho de tangerina
Esse preparo é uma versão especial do doce tradicional, preparado pelo chef Amilcar Azevedo, com massa fofinha, cobertura de açúcar e recheio leve de creme cítrico. Veja a receita completa.

Sonho de tangerina Foto: Rodolfo Regini
Torta de chocolate com tangerina
Essa é uma sobremesa fácil e rápida, com chocolate amargo e recheio de geleia de tangerina, garantindo muito sabor. Veja a receita completa.

Torta de chocolate com tangerina Foto: Felipe Rau/Estadão
Frutas da estação
De acordo com a matéria da Bárbara Giovani ao Estadão Saúde, consumir frutas da estação é a melhor escolha, já que nesse período elas estão no auge do sabor, do valor nutricional e também do preço.