Para Márcio Silva, coquetelaria brasileira ainda tem muito espaço para crescer

GastronomiaPara Márcio Silva, coquetelaria brasileira ainda tem muito espaço para crescer

No final de janeiro, o Brasil ganhou um importante reconhecimento internacional: Márcio Silva, à frente do Bar Exímia, recebeu o prêmio de Melhor Profissional de Bar do Mundo. A coroação aconteceu no Prêmios Excelência, com o selo do governo de turismo espanhol.

Tudo isso nasce a partir de uma trajetória repleta de pontos altos. Foi ele o responsável pela abertura do SubAstor, por ter colocado o Guilhotina entre os 50 melhores do mundo pelo World’s 50 Best Bars e ser considerado uma das 100 pessoas mais influentes da indústria de bebidas e bares — antes do Exímia e de virar o Melhor Profissional de Bar do Mundo.

Márcio Silva no bar Exímia, no Itaim Bibi Foto: Leo Martins/Estadão

E foi no Exímia que ele mostrou toda sua técnica. Com o bar no Itaim Bibi, junto aos irmãos Gabriel e Nicholas Fullen e da chef Manu Buffara, Márcio desenvolveu uma carta de coquetéis autorais que teve como base pesquisas profundas de antropologia, originalidade e história dos coquetéis ‘vintages’ e clássicos, que com ingredientes naturais e nativos do Brasil se transformaram em criações contemporâneas, com sabores equilibrados.

Agora, com o prêmio entra em um novo momento da carreira. Abaixo, confira a conversa de Paladar com Márcio, falando sobre os novos caminhos da carreira e do mundo dos bares.

Márcio, como foi a experiência de ser premiado como o Melhor Profissional de Bar do Mundo? O que isso significa pra você?

Estou rindo de felicidade, pois ainda estou processando essa informação. Fiquei meio sem entender a grandeza disso. Então, conversei com alguns amigos internacionais do cenário de bares e também com algumas pessoas que fazem parte da empresa que me elegeram como melhor profissional de bares mundial. [Eles] me disseram que a premiação tem a ver com o conjunto da obra dos últimos anos até os dias atuais e isso me deixou mais feliz.

Como avalia, hoje, o cenário dos bares no Brasil? Acredita que estamos acompanhando o ritmo do mundo?

Estamos num ritmo ótimo em nosso cenário brasileiro, porém há mais demanda de trabalho do que profissionais de bar. Também é necessário aprender que os coquetéis são para todas as pessoas, que são ferramentas para criarem experiências democráticas e não somente gourmetizadas para um certo tipo de público.

O que falta para liderarmos o setor — se é que ainda falta algo?

Nossa situação demográfica não ajuda muito, e ainda o Brasil, por mais lindo que seja, não é tão desenvolvido para o turismo. Estamos melhorando, mas ainda estamos muito longe dos países desenvolvidos para turismo.

Exímia Bar oferece bebidas autorais, com a assinatura de Márcio Silva Foto: Léo Martins/Estadão

Qual o segredo para se diferenciar como profissional de bar? O que acredita que te coloca em outro patamar?

Ser comprometido, se atualizar sempre e compartilhar conhecimento sempre que possível.

Já são seis meses com o Exímia. Como vê esse período?

Ainda estamos aprendendo muito uns com os outros, estamos buscando consistência e nos aprimorando diariamente, mas com 6 meses já estamos colhendo grandes frutos.



Source link

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Novidades

Primeiro museu ligado à moda abre as portas no met…

Nada mais charmoso do que resgatar do passado os fundadores de uma empresa do final do século XIX para contar às novas gerações como...

Gucci tem queda de 25% nas vendas e traz mais prob…

Em meio à luta para se recuperar da crise que assola o mundo do luxo, as vendas da Gucci caíram 25% no primeiro trimestre...

Vacina da USP contra Covid-19 se mostra …

Em testes realizados com camundondos, a vacina contra Covid-19 que está sendo desenvolvida por pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo...

Any Gabrielly compartilha seus lugares favoritos em Los Angeles

Los Angeles é um sonho, e a cantora Any Gabrielly pode nos provar! A estrela viajou para a cidade e contou com exclusividade para a L’Officiel Brasil, quais...

SPFW 30 anos: “A moda brasileira tem 200 milhões d…

2025 é um ano especial para a moda brasileira. Principal semana fashion do país, o São Paulo Fashion Week comemora seus 30 anos com...