Se você curte passar horas atrás da bancada da cozinha, pode ser que, em algum momento, você tenha se perguntado qual é a melhor opção para uma receita: mixer ou liquidificador? Fato é que, hoje, os utensílios vêm para somar, reduzindo tempo e facilitando o preparo. Mas e então?
Para responder a essa pergunta, Paladar consultou Mauricio Lopes, professor de gastronomia da Escola Wilma Kövesi de Cozinha, que tirou as principais dúvidas sobre ambos equipamentos. Segundo ele, depende da receita.
O mixer se torna a opção adequada para preparos mais leves, que não exigem uma grande mistura de ingredientes. Ele também pode ser usado até dentro da panela, agilizando alguma etapa.
Agora, se a sua receita exige uma combinação mais robusta, o liquidificador dá conta, já que o utensílio conta com uma lâmina que deixa os alimentos bem batidos.
Essa é a diferença fundamental entre os equipamentos, mas é claro que, dependendo do preparo, os dois podem funcionar perfeitamente e você pode escolher qual usar.
Sabendo dessas informações, você pode colocar a mão na massa e botar os utensílios para jogo. Muitas receitas levam um dos dois, ou ambos.
Exemplos? Com o mixer, teste a panqueca de blueberry e limão, a maionese verde e a batida de maracujá. Já o bolo de banana, a torta de frango e o sorvete de chocolate precisam do liquidificador.

Batida de maracujá Foto: Giulia Howard/Estadão
Melhor mixer de mão do mercado
Mixer ou liquidificador? Em ambos casos, é bom contar com uma marca de qualidade. O Paladar colocou à prova opções populares de mixer de mão, em um teste com especialistas, mas apenas três se destacaram. Quer saber mais? Veja o teste completo aqui.