Manter os joelhos fortes é importante em quase todos esportes

LifestyleManter os joelhos fortes é importante em quase todos esportes

Muitas pessoas dizem que com uma certa idade já não é possível manter rotina de exercícios físicos devido ao joelho, que não aguenta. O que não é verdade! Nesse sentido, o ortopedista Dr. Marcos Cortelazo vai transmitir quatro dicas para manter os joelhos fortes.

Veja as quatro dicas para manter os joelhos fortes

Pratique exercícios físicos

“Em relação a qual exercício mais indicado, diríamos que a musculação é o principal exercício que ajuda a fortalecer e proteger os joelhos. Temos que ter como foco alguns grupos musculares, como o fortalecimento dos glúteos, da região adutora da coxa, a região extensora, onde o principal elemento é o quadríceps, os flexores, onde os músculos esquiotibiais devem ser focados, e a panturrilha. Além do fortalecimento, também devemos lembrar de fazer um trabalho bem apurado de alongamentos desses grupos musculares”, disse.

Alimentação leve

O Dr. Marcos pontuou que a alimentação desbalanceada pode favorecer dores nos joelhos de forma indireta por meio de três mecanismos básicos: ganho de peso com sobrecarga articular, ingestão de alimentos com potencial inflamatório e baixa ingestão de proteínas com a diminuição de massa muscular, que reduz a proteção das articulações.

“É importante evitar o consumo excessivo de açúcar, sal e gordura, que podem favorecer o ganho de peso. Também reduza o consumo de alimentos inflamatórios, como leite e adoçantes”, aconselha.

Evite o sobrepeso

O acúmulo de gordura corporal gera uma sobrecarga sobre as articulações, com um trauma repetitivo e excessivo da cartilagem, o que leva a sua degeneração. “Além disso, o sobrepeso e a obesidade inflamam o corpo e aumentam a propensão para o desenvolvimento de problemas, como artrite e artrose, além de agravar as dores”, acrescentou.

Calçados adequados

“Os tênis para corrida são mais leves e possuem um sistema de amortecimento mais sofisticado. Já os tênis de caminhada, além de serem mais pesados, costumam ter solas mais robustas. Já os tênis projetados para a prática de musculação devem proporcionar estabilidade e suporte durante exercícios de levantamento de peso e treinamento de força. Por isso, as suas principais características são sola plana, suporte no calcanhar, parte superior resistente, ajuste firme e flexibilidade adequada”, concluiu o Dr. Marcos Cortelazo.

Fonte: sportlife

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
9 * 5 = ?
Reload

This CAPTCHA helps ensure that you are human. Please enter the requested characters.

Novidades

Protagonismo feminino bateu recorde nas maiores bilheterias dos EUA em 2024

42% dos 100 filmes de maior bilheteria nos Estados Unidos em 2024 foram protagonizados por mulheres, de acordo com um estudo da Universidade Estadual...

O que se sabe sobre a última temporada de …

A espera pelo desfecho de “Stranger Things” está chegando ao fim. Em pouco mais de um mês, no dia 26 de novembro, a primeira...

Dalla aposta em experiência omnichannel para ampliar presença no varejo farma

Unindo ativação em loja e engajamento digital, a marca reforça sua estratégia no canal farma e se aproxima ainda mais do público de beleza. A...

Como Mães Atípicas Estão Redefinindo o Conceito de Antifragilidade no Mercado de Trabalho

Em um mercado onde apenas 13% dos profissionais se dizem engajados, as empresas precisam urgentemente de colaboradores com resiliência e capacidade de prosperar sob...