Mais de 340 centros de ensino danificados ou destruídos na Ucrânia este ano

CulturaMais de 340 centros de ensino danificados ou destruídos na Ucrânia este...

A educação continua a ser alvo de ataques na Ucrânia, à medida que o impacto da guerra coloca a educação formal e o desenvolvimento das crianças em risco. Este ano, mais de 340 instalações educacionais sofreram algum dano, interrompendo a formação das crianças e privando-as do seu direito à educação.

Desde a escalada da guerra, em fevereiro de 2022, foram destruídas ou danificadas 2,8 mil escolas em incidentes verificados pela ONU.

Impactos das barreiras educacionais

Neste ano letivo, 4,6 milhões de crianças enfrentam barreiras educacionais em todo o país, à medida que os ataques continuam atingindo escolas e ameaçando a segurança e vida das crianças.

Os alarmes de ataque aéreo interrompem as aulas e, muitas escolas, especialmente nas áreas da linha da frente, permanecem fechadas devido aos confrontos ou à falta de abrigos adequados.

Como resultado, quase 1 milhão de crianças estuda online. A falta de interação presencial com os professores e colegas afeta a capacidade de formação daqueles que estudam em modalidade mista ou online, agravando o impacto emocional da guerra.

Meninos brincam em meio às ruínas de uma escola em Kharkiv, na Ucrânia

© UNICEF/Oleksii Filippov

Meninos brincam em meio às ruínas de uma escola em Kharkiv, na Ucrânia

Declaração sobre Escolas Seguras

A resposta do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, realizada em conjunto com o governo e parceiros locais, permitiu que mais de meio milhão de crianças tivessem acesso a educação formal ou não formal inclusiva. O processo envolve um ensino presencial seguro, que ajudou a recuperar o atraso na instrução.

Este ano assinala uma década da adoção da Declaração sobre Escolas Seguras, um compromisso global para proteger o direito das crianças à educação durante a guerra, apoiar a continuidade da educação e impedir o uso militar das escolas.

Até esta quarta-feira, a cidade de Nairobi, no Quénia, acolheu uma Conferência Internacional sobre a Declaração sobre Escolas Seguras. O evento juntou governos, crianças, defensores da juventude e muitos outros para discutir como proteger melhor a educação das crianças em conflitos armados e renovar este compromisso global.

Em 16 de agosto de 2022, em Kharkiv, Ucrânia, Mariia, de 12 anos, em frente à escola onde começaria a sétima série

© Unicef/UN0689481/Ashley Gilbe

Em 16 de agosto de 2022, em Kharkiv, Ucrânia, Mariia, de 12 anos, em frente à escola onde começaria a sétima série

Apelo global do Unicef

A agência da ONU exorta os seus parceiros internacionais a manterem o apoio ao setor da educação na Ucrânia, considerando-o um investimento inegociável nas crianças e no futuro do país.

O representante do Unicef na Ucrânia, Munir Mammadzade, afirmou que as escolas são locais de ensino e desenvolvimento das crianças com os seus pares e professores a nível social, e que “devem ser espaços protegidos onde as crianças possam aprender em segurança, mesmo durante a guerra.”

Para ele, a educação “proporciona uma tábua de salvação e uma sensação de normalidade às crianças.”

Fonte: veja.abril

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
5 + 3 = ?
Reload

This CAPTCHA helps ensure that you are human. Please enter the requested characters.

Novidades

os 10 sapatos de 2025 que continuarão em alta em 2026

Do conforto da sapatilha ao poder do scarpin, saiba quais são as tendências de calçados que valem o investimento e como usar os modelos...

Especialista portuguesa defende regulação da inteligência artificial com papel central da ONU

A inteligência artificial, IA, está a moldar o futuro a um ritmo acelerado e, para a especialista portuguesa Virgínia Dignum, é urgente que o...

O Boticário lança ação internacional inédita da marca para levar consumidores à Nova Orleans

Com Rômulo Mendonça, marca promove concurso épico para os fãs de futebol americano, inspirado na essência de conquista de Malbec O Boticário surpreende...

A campanha de Ferragamo no outono de 2025 é sobre glamour

Ferragamo está servindo puro glamour cinematográfico com sua campanha de outono-inverno 2025, e é impossível desviar o olhar. Filmado por Craig McDean e estilizado...

La Liste: 14 restaurantes brasileiros aparecem …

14 restaurantes do Brasil ficaram entre os 1.000 melhores melhores do mundo na edição deste ano do prêmio La Liste, divulgado nesta segunda-feira (24).A...