
Granizo em SC: Inmet emiti alerta para tempestades Foto: Portal R7/ReproduçãoO Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alertas de tempestades e granizo para Santa Catarina entre esta quinta-feira (16) e sábado (18). Segundo o instituto, a região pode registrar rajadas de vento acima de 100 km/h, chuvas de até 100 mm por dia e risco de granizo em grande parte do estado.
Inmet divulgou 3 tipos de alerta para SC
Alerta amareloO alerta amarelo, que indica perigo potencial, abrange o Vale do Itajaí, a região metropolitana de Florianópolis e partes do Norte e Sul do estado. A previsão é de chuvas de até 50 mm por dia, ventos entre 40 e 60 km/h e possibilidade de granizo. O risco de danos a plantações, quedas de galhos, alagamentos e interrupção no fornecimento de energia é considerado baixo.Alerta amarelo abrange Vale do Itajaí, região metropolitana de Florianópolis e parte do norte e sul de SCFoto: Inmet/Divulgação/NDO alerta amarelo iniciou na manhã desta quinta-feira e vai até a manhã de sábado (18). Receba no WhatsApp as principais notícias Entre no grupoAlerta laranjaJá o alerta laranja afeta áreas que vão de Lages ao Extremo Oeste. Há expectativa de chuvas entre 50 e 100 mm por dia, ventos de 60 a 100 km/h e possibilidade de granizo, com risco de danos a plantações, quedas de árvores, cortes no fornecimento de energia e alagamentos.Áreas de Lages ao Extremo Oeste estão incluídas no alerta laranja do InstitutoFoto: Inmet/Divulgação/NDO alerta começou às 8h57 desta quinta-feira (16) e é válido até as 23h59 de sexta-feira (17).Alerta vermelhoO alerta vermelho, que indica grande perigo, foi emitido para o Oeste e Meio-Oeste do estado, próximas à divisa com o Rio Grande do Sul. A previsão é de chuvas acima de 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h e risco de granizo.Regiões Oeste e Meio-Oeste podem ser afetadas pelo alerta vermelhoFoto: Inmet/Divulgação/ND
Orientações do Inmet
Em caso de rajadas de vento:Não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas;Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propagada;Evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.Em caso de tempestade:Desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia;Caso ocorra enxurrada: colocar documentos e objetos de valor em sacos plásticos;Em situação de grande perigo confirmada: procurar abrigo e evitar permanecer ao ar livre.Mais informações podem ser obtidas através da Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Fonte: ndmais
