IA reforça ajuda alimentar com caixas eletrônicos de grãos e armazéns inteligentes

CulturaIA reforça ajuda alimentar com caixas eletrônicos de grãos e armazéns inteligentes

A inteligência artificial, IA, pode ajudar a transformar a forma como agências humanitárias levam assistência alimentar às populações.

Na Cúpula de Impacto da IA, realizada na Índia, a exposição do Programa Mundial de Alimentos, WFP, apresentou diversas soluções baseadas em IA.

Identificação por biometria

Uma delas é o Annapurti, frequentemente descrito como um “caixa eletrônico de grãos”, que permite a beneficiários de programas de alimentação se identificar por biometria e retirar de forma rápida e precisa seus pacotes de alimentos.

A representante do WFP na Índia, Elisabeth Faure, explicou que o sistema “oferece acesso 24 horas por dia, sete dias por semana”, basta colocar o dedo e retirar os grãos de forma rápida e digna. 

Segundo ela, o mecanismo evita que as famílias tenham que sacrificar um dia de salário para receber seus direitos. A iniciativa está sendo aplicada na Índia e recentemente chegou ao Nepal.

Logística inteligente e eficiência operacional

Outra solução baseada em IA são os armazéns inteligentes, onde sensores rastreiam umidade, pragas e níveis de estoque em tempo real, ajudando a prevenir a perda de alimentos e a melhorar as decisões na cadeia de suprimentos. 

Ferramentas de otimização de rotas também estão sendo criadas para apoiar a vasta rede pública de distribuição da Índia, que entrega alimentos para mais de 800 milhões de pessoas todos os meses. O objetivo é reduzir o tempo de entrega e as emissões de carbono.

Foram expostas também ferramentas de nível global incluindo plataformas que ajudam agências a avaliar crises rapidamente e determinar quais suprimentos são necessários e como entregá-los pelas rotas mais curtas. Esses sistemas refletem o esforço mais amplo do WFP para integrar dados e inteligência artificial em todas as suas operações.

Através de análises de previsão e sistemas de alerta precoce, o WFP estima que tais tecnologias podem aumentar a eficiência operacional e a precisão das estimativas em até 30% a 50%.

Cinco indivíduos estão de pé em frente a um cenário do Programa Mundial de Alimentos, segurando certificados, celebrando como vencedores do hackathon.

WFP India/Shyamalima Kalita

Vencedores do Hackathon no evento do Programa Mundial de Alimentos

Inovação local 

Enquanto a exposição destacava tecnologias globais, uma maratona de programação, ou hackathon, foi realizada durante a Cúpula focando em soluções locais, para fechar as lacunas nutricionais a nível comunitário. 

O desafio convidou inovadores a projetar ferramentas que pudessem ser integradas a programas governamentais existentes, como merendas escolares e serviços de nutrição.

Três ideias vencedoras foram premiadas: uma que ligava merendas escolares a hortas comunitárias; outra que propunha um aplicativo móvel de nutrição; e uma terceira que desenvolveu um sistema para prever riscos de desnutrição infantil.

Índia como celeiro de soluções globais

O coordenador residente da ONU na Índia, Stephan Priesner, afirmou que a liderança indiana em inovação digital permite que as soluções desenvolvidas no país sejam adaptadas e replicadas em outras nações por meio da cooperação Sul-Sul.

Para o WFP, a mensagem da exposição foi clara: a inteligência artificial sozinha não acabará com a fome, mas, quando combinada com parcerias, apoio político e engenhosidade local, pode expandir significativamente o alcance e a eficácia da ação humanitária.

Fonte: veja.abril

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
5 + 1 = ?
Reload

This CAPTCHA helps ensure that you are human. Please enter the requested characters.

Novidades

O que é sorvete soft? Especialista explica

Segundo Carolina Nannini, Maestra Gelatiere da Carpigiani Gelato University Brasil, o sorvete soft também é chamado de espresso e é feito a partir de...

a tendência do Verão 2026

Confortáveis, imponentes e cheias de personalidade, as plataformas se consolidam como o sapato da vez. A sandália plataforma da Schutz será tendência no...

Brasil em transição econômica: desafios, oportunidades e a importância da estratégia nos investimentos

Por Proventus CapitalO Brasil inicia 2026 em um momento decisivo do seu ciclo econômico. Após um período prolongado de juros elevados, utilizados como principal...

Semente de papoula: descubra benefícios e como usar na cozinha

Tradicional nas cozinhas do leste europeu, a semente de papoula aparece como um ingrediente diferente para preparos. Ela não traz somente crocância extra em...

Governo Trump desconsidera enviar ajuda …

Por Phil Stewart e Jonathan Landay e Idrees AliWASHINGTON (Reuters) - Durante o governo do presidente Joe Biden, o exército...