Governo federal propõe nova faixa de …

Governo federal propõe nova faixa de …

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Coordenação-Geral de Classificação Indicativa da Secretaria Nacional de Direitos Digitais, estuda a criação de uma nova faixa de Classificação Indicativa, de 6 anos.

A iniciativa tem como pano de fundo eventuais riscos a que crianças possam estar submetidas quando expostas a determinados conteúdos audiovisuais.

Para subsidiar a implementação da nova faixa etária, será realizada uma consulta pública, por meio de um questionário direcionado ao setor. Serão ouvidos, por exemplo, responsáveis por serviços de streaming, de jogos digitais, de redes sociais, de inteligência artificial generativa, entre outros.

A ideia é que a classificação “não recomendado para menores de 6 anos” seja instituída por meio de portaria, a ser publicada em outubro.

A proposta reconhece que crianças nessa faixa etária estão em uma fase de transição entre o pensamento simbólico e o pensamento lógico-concreto. Elas começam a compreender regras sociais, narrativas mais complexas e relações de causa e efeito, mas ainda são altamente influenciáveis por estímulos visuais e emocionais intensos.

“Essa vulnerabilidade exige, portanto, maior cuidado na exposição a conteúdos audiovisuais, especialmente aqueles que envolvem violência, medo, conflitos familiares ou dilemas morais, bem como aplicativos digitais e interfaces de inteligência artificial, que já são objeto de classificação pela regra vigente”, afirma a pasta.

Ainda de acordo com a proposta, a nova faixa etária encontra respaldo jurídico nos dispositivos que regulam a autonomia progressiva do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no Marco Legal da Primeira Infância, e no recém-aprovado ECA Digital (Lei n° 15.211/2025), além das evidências científicas disponíveis.

Fonte: antena1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
9 * 1 = ?
Reload

This CAPTCHA helps ensure that you are human. Please enter the requested characters.

Novidades

USP cria simulador solar que pode ser usado na …

Pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) desenvolveram e testaram um novo simulador solar indoor de alto fluxo, desenhado para otimizar...

Pela primeira vez, Unesp aceitará nota do Enem

Pela primeira vez, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) reservará vagas para ingresso com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A novidade...

Cláudio Almeida Moda celebra 10 anos como referência em elegância masculina e qualidade acessível em Patos de Minas

Marca familiar completa uma década mantendo seu compromisso com estilo, excelência em materiais e preços justos, agora em uma nova fase de sofisticação e...

Feliz 2026! Está chegando o imposto sobre a especulação imobiliária e inflação

REARP: O Imposto sobre a Inflação que o Governo Criou para Fazer Caixa Rápido Nos últimos meses, o governo tem...

“Emily in Paris” é renovada para a 5ª temporada e promete novas aventuras em Roma

A  Netflix anunciou a renovação de "Emily in Paris" para sua 5ª temporada nesta segunda-feira (16/9). Darren Star, criador da série, confirmou que a...