Desnutrição atinge níveis de fome em mais duas …

Sociedade e Bem-EstarSaúde MentalDesnutrição atinge níveis de fome em mais duas …

Por Olivia Le Poidevin e Nafisa ⁠Eltahir

GENEBRA/CAIRO, 5 Fev (Reuters) – A desnutrição aguda atingiu níveis de fome em mais duas áreas do Darfur do Norte, no Sudão, informou nesta quinta-feira um observatório global da fome, em meio a uma guerra civil que deslocou milhões de pessoas e desencadeou ondas de violência étnica.

A Classificação Integrada das Fases da Segurança Alimentar (IPC, na sigla em inglês), apoiada pela ONU, constatou que os limiares de fome para a desnutrição aguda foram ultrapassados ​​em Um Baru — onde a taxa de crianças com menos ​de 5 anos de idade com desnutrição aguda ⁠era ⁠quase o dobro do limiar de fome — e em Kernoi.

O alerta da IPC não é uma classificação formal de fome, mas destaca níveis alarmantes de fome com base nos dados mais recentes.

As duas localidades próximas à fronteira com o Chade receberam algumas das dezenas de milhares ‌de pessoas que fugiram do distrito de Al-Fashir — anteriormente determinado como em ​situação de fome — no final do ano ‌passado, quando caiu nas ​mãos ​das Forças de Apoio Rápido (RSF). Kernoi e Um Baru então testemunharam confrontos enquanto a RSF buscava consolidar seu controle.

A guerra civil que começou há quase três anos ​entre as RSF e o Exército sudanês causou fome generalizada. Em novembro, o monitor global da fome confirmou pela primeira vez condições de fome em Al-Fashir, bem como em Kadugli — onde na terça-feira o Exército sudanês disse ter quebrado um cerco de anos à cidade.

Os casos de desnutrição aguda estão aumentando no país, com quase 4,2 milhões de casos estimados em comparação com 3,7 milhões em 2025, afirmou a IPC.

O acesso limitado a serviços de saúde essenciais em todo o Darfur do Norte agravou o problema, afirmou a IPC.

Um dos principais grupos de ajuda humanitária que opera no Sudão, a CARE International, disse ⁠à Reuters que sua capacidade de resposta também estava sendo limitada pelos cortes ‌no financiamento de doadores globais.

“A fome ⁠realmente se tornou um problema crônico em alguns dos lugares onde trabalhamos”, disse Elizabeth Courtney, assessora de Defesa Humanitária da CARE, à Reuters.

É necessário financiamento ‍urgente para aumentar os suprimentos antes da estação chuvosa e da estação de escassez, quando os estoques ​de ‌alimentos da colheita anterior estão baixos ou esgotados, acrescentou Courtney.

(Reportagem de Olivia Le Poidevin)

Fonte: antena1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
5 + 3 = ?
Reload

This CAPTCHA helps ensure that you are human. Please enter the requested characters.

Novidades

Balenciaga volta a alta-costura e promove …

Nesse momento acontece “A Semana de Alta Costura” na cidade de Paris que durará cerca de quatro dias, 4 a 7 de julho. Etiquetas...

Tesla inaugura restaurante futurista em Hollywood

O Tesla Diner, restaurante futurista da montadora do bilionário Elon Musk, foi inaugurado em Hollywood, na Califórnia. Com o slogan “Coma, carregue, assista”, o...