Colomba pascal: descubra como é feito o pão clássico da Páscoa

GastronomiaColomba pascal: descubra como é feito o pão clássico da Páscoa

Não são apenas os ovos de chocolate que brilham nessa época do ano. A colomba pascal também chama atenção e é o item favorito de muitas pessoas, seja apenas para acompanhar um cafezinho ou fazer a alegria no feriado de Páscoa.

De acordo com Larissa Brito, chef de Boulangerie do Le Cordon Bleu São Paulo, a colomba é um “pão doce, muito leve e macio, normalmente enriquecido com frutas, gotas de chocolate e até algumas oleaginosas”. Saiba tudo sobre o pão tradicional na matéria de Giulia Howard.

Como é feita a colomba pascal?

Processo de fabricação da colomba pascal Foto: Helena Gomes | Estadão

A fabricação da colomba pascal é um verdadeiro processo artístico e a confeitaria Dama compartilhou todo o processo com o Paladar.

Primeiro, os especialistas preparam o levain, que é um fermento natural. Em seguida, eles misturam esse levain com farinha e água. Após essa mistura, o fermento cresce mais de três vezes seu tamanho original e começa a se transformar na massa.

Essa pré-mistura é combinada com uma grande quantidade de gema pasteurizada, além de água gelada, mais farinha e grandes pedaços de manteiga. Todos esses ingredientes são batidos em uma masseira e, depois, a massa é colocada em um recipiente para descansar e crescer.

Após algumas horas, a massa volta para a masseira, com novos ingredientes. Por fim, frutas e essências são incorporadas.

Cobertura da colomba

A colomba também recebe uma cobertura especial que proporciona um crocante delicioso por cima. Normalmente, ela é feita com farinha de amêndoa, gema e açúcar, que são misturados e colocados em um saco de confeitar para decorar a colomba. A finalização ainda inclui amêndoas e mini açúcares.

O último passo do processo é assar a colomba no forno a 180°C por 30 a 35 minutos. Após assada, ela é pendurada de cabeça para baixo, evitando que a massa afunde.

Qual a melhor colomba pascal do mercado

Colomba da Casa Santa Luzia arrematou o Selo Ouro da degustação do Paladar. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

Em busca de descobrir as melhores marcas de colomba pascal do mercado, Paladar realizou um teste com 13 marcas. A avaliação foi realizada às cegas e contou com um time de especialistas. Ao final da degustação, a colomba da Casa Santa Luzia foi eleita a melhor de 2025. Veja o ranking completo na matéria de Danielle Nagase.



Source link

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
8 + 3 = ?
Reload

This CAPTCHA helps ensure that you are human. Please enter the requested characters.

Novidades

entenda o que é, como fazer e as vantagens

Aeróbico, anaeróbico, aptidão motora, arritmia cardíaca, biomecânica e tantos outros conceitos da área de Educação Física causam dores de cabeça principalmente para...

Jequiti lança Sensi Skincare Clareador e reforça presença em dermocosméticos

A novidade combina ativos clareadores de alta performance para uniformizar o tom da pele, reduzir manchas e marcas já a partir...

Trocar açúcar por adoçante emagrece? Endocrinologista comenta – Sport Life

Emagrecer é o objetivo da maioria, não é mesmo? Dessa maneira, são várias estratégias que alguém adota para perder alguns quilos. São...

“Lilo & Stitch” se torna primeiro filme …

O live-action “Lilo & Stitch” se tornou o primeiro filme norte-americano a arrecadar US$ 1 bilhão em todo o mundo em 2025. A nova...

Empreendedorismo Convencional e Digital: Enxergando Oportunidades em Todos os Ângulos

No cenário atual, ele se divide entre o convencional, com negócios físicos e estratégias locais, e o digital, que utiliza a tecnologia para alcançar mercados globais. Para empreendedores visionários, o segredo do sucesso está em identificar oportunidades por todos os ângulos e transformar ideias em negócios sustentáveis e lucrativos.