Celebração na ONU exalta força da língua portuguesa na construção da paz

CulturaCelebração na ONU exalta força da língua portuguesa na construção da paz

Na celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa, na sede da ONU, em Nova Iorque, o idioma foi exaltado como uma força viva que une culturas e contribui para um mundo com mais diversidade e paz.

O evento realizado, na quarta-feira, celebrou o dia que é marcado todo 5 de maio, com os embaixadores de países lusófonos, membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, CPLP, artistas e amantes do idioma. Em clima de festa, os presentes puderam apreciar a rica gastronomia lusófona e performances artísticas.

Um mundo mais “pacífico, diverso e multilíngue”

A chefe da ONU News, Monica Grayley, conduziu a cerimônia, que contou com a presença do chefe de gabinete do secretário-geral da ONU, Courtenay Rattray, e do encarregado de negócios do Catar, representando os 34 países observadores associados do bloco.

O representante permanente do Brasil junto à ONU, Sérgio França Danese, foi o primeiro a discursar no evento representando a presidência rotativa da Guiné-Bissau.  Ele exaltou o papel fundamental do português dentro da ONU como uma “força em favor da paz” e do entendimento entre todas as nações.

“Celebrar, portanto, este dia na ONU, é reafirmar o valor da língua portuguesa como instrumento de união, diálogo e de contribuição ativa para um mundo mais pacífico, diverso e multilíngue, como propõe a Carta das Nações Unidas”.

Danese lembrou que em 2024, os nove países da Cplp realizaram 15 intervenções conjuntas no Conselho de Segurança, no plenário da Assembleia-Geral, e, pela primeira vez, em todas as seis comissões da Casa.

Representante permanente do Brasil nas Nações Unidas, Sergio França Danese, discursa em cerimônia alusiva ao Dia Mundial da Língua Portuguesa

Representante permanente do Brasil nas Nações Unidas, Sergio França Danese, discursa em cerimônia alusiva ao Dia Mundial da Língua Portuguesa

“Ponte viva entre culturas”

Em nome do secretário-geral da ONU, Courtenay Rattray participou da celebração dizendo que o português é uma “ponte viva e vibrante entre culturas, comunidades e continentes”.

Para ele, o português representa mais do que apenas palavras sendo “uma força que nos une”, pois atravessa fronteiras, oceanos e continentes, “conecta gerações, impulsiona conversas digitais e enriquece o mundo e as Nações Unidas”.

Ao final da intervenção, ele arriscou uma frase em português: “Feliz Dia Mundial da língua Portuguesa!”.

Conexões entre o português e o árabe

Falando em nome do Catar, que lidera os países-observadores da Cplp, no momento, o encarregado de negócios da Missão do país, Mohammed Al-Naser, refletiu sobre os profundos laços históricos entre as línguas árabe e portuguesa, um legado nascido de séculos de comércio e intercâmbio intelectual.

Ele enfatizou que o árabe deixou uma marca duradoura no português, com centenas de palavras incorporadas no idioma lusófono.

Segundo o Catar, este é “um poderoso lembrete de como as línguas, assim como as civilizações, são fortalecidas por meio da abertura, da interação e do aprendizado mútuo”.

celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa na sede da ONU

celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa na sede da ONU

500 milhões de falantes até o final do século

Em mensagem de vídeo exibida no evento, o secretário-geral da ONU, António Guterres, lembrou que as projeções apontam para o crescimento do português, com 380 milhões de falantes do em 2050 e cerca de 500 milhões no final do século.

Já o secretário-executivo da Cplp, Zacarias da Costa, também por mensagem de vídeo, adicionou que a celebração deste ano tem o objetivo de promover reflexão sobre como novas tecnologias de informação, como a inteligência artificial, podem favorecer a promoção da língua portuguesa.

O português é a quinta língua mais falada no mundo, com quase 300 milhões de falantes, em quatro continentes.

As nações lusófonas têm juntas 42 patrimônios materiais e 14 imateriais reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para Educação Ciência e Cultura, Unesco, produção literária e acadêmica amplamente reconhecida e mais de 170 milhões de usuários na internet.

A celebração na sede da ONU contou com exibição a obra de A-N-A, a artista portuguesa Ana Martins, e com performance dos músicos brasileiros Débora Watts e Cesar Garabini.

*Felipe de Carvalho é redator da ONU News Português.

Fonte: veja.abril

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Novidades

Dia Internacional da Consciência foca em paz, tolerância e respeito mútuo

Imagine um mundo onde cada ação seja guiada por amor, um senso claro do certo e do errado e um cuidado genuíno pelas pessoas...

Top 10: os filmes mais vistos do fim de semana …

“Lilo & Stitch” se manteve na liderança da bilheteria nacional pela segunda semana seguida. O live-action da animação da Disney reconta a história do...

Gucci tem queda de 25% nas vendas e traz mais prob…

Em meio à luta para se recuperar da crise que assola o mundo do luxo, as vendas da Gucci caíram 25% no primeiro trimestre...

Maio: os lançamentos mais esperados no streaming …

Todo mês, novos filmes e séries chegam aos cinemas e às plataformas de streaming. Para você ficar por dentro das novidades, a Antena 1...

“Confinado” e outras estreias da semana

Toda quinta-feira, novas produções entram em cartaz nos cinemas brasileiros. Para você não perder nada, a Antena 1 listou alguns dos principais lançamentos desta...